EXEMPLOS DE TRANSGRESSÕES AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS NEGROS, E SUA EFETIVIDADE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL NO RACISMO E INJÚRIA
Visualizações: 2171Resumo
Esse trabalho objetiva identificar na Constituição Federal exemplos de violação a efetividade dos direitos fundamentais referente aos negros como: nos crimes de racismo e a injúria racial. Demonstrar como os direitos fundamentais são analisados na Constituição Federal mesmo na sua relatividade, concorrência, universalidade e historicidade; porconseguinte fazendo uma correlação entre as disciplinas Penal e Constitucional. Percebesse-se, que são constantes as indagações acerca dos posicionamentos do STF e STJ aos crimes de racismo e injuria racial. Tendo em vista que, o presente trabalho busca analisar de modo
simplificado as disposições presentes nos aspectos de entendimento dos tribunais superiores doutrinas e jurisprudência, como também abordar os efeitos ocorridos no tratamento legal nos direitos fundamentais sendo aplicado aos crimes de racismo e injuria.
PALAVRAS-CHAVE: Racismo e Injuria; STF e STJ; Direitos Fundamentais.
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Tradução Virgílio Afonso da Silva, da 5ª ed. alemã, theorie der Grundrechte, publicado pela Suhrkamp Verlag (2006).
CANOTILHO, Gomes, J. José. Estudos sobre Direitos Fundamentais. 1ª ed. brasileira: revistados tribunais, 2008
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
GONÇALVES, Rios,E.Victor . Legislação Especial., São Paulo : ed. Saraiva. 2016.
SANCHES, Cunha Rogério. Manual de Direito Penal Parte Geral. São Paulo, SP: Jus PODIVM, 2015
SARLET, Ingo Wolfgang. Eficácia dos Diretos Fundamentais.8º ed. Porto Alegre, Revista Atualizada, ed.2007.
SEGATO, Rita Laura. Porque reagimos às cotas para negros;2004.
STEIN, Ernildo. Perguntando pelos fundamentos antropológicos da educação. Porto Alegre, 2000 .
STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição Constitucional e decisão jurídica: 4º ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.