TWIPLOMACIA: A NOVA ERA DA DIPLOMACIA
Visualizações: 1295Resumo
O presente resumo busca de forma geral abordar a trajetória da diplomacia nas Relações Internacionais a partir de grandes eventos vividos pela sociedade internacional. O recorte temporal inicia-se a partir da 1º Guerra Mundial, momento em que predominava a teoria de equilíbrio de poder baseada no hard power (poder militar) evoluindo, com o decorrer do tempo, para o chamado soft power (poder influenciador) na prática da diplomaciacontemporânea. O surgimento da Internet na década de 90 com a revolução tecnológica e o avanço das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs) acarretam mudanças nas atuações diplomáticas, redefinindo conceitos e inserindo novos atores para atuar em
conjunto com os representantes oficiais do Estado.
PALAVRAS-CHAVE: Relações Internacionais; Globalização; Redes Sociais
Referências
BURITY, Caroline Rangel Travassos. A influência da mídia nas relações internacionais: um estudo teórico a partir do conceito de diplomacia midiática. Contemporânea, v.1, n. 21, 2013, p. 164-177.
BURSON-MARTELLER. Twiplomacy. Disponível em: <https://twiplomacy.com/blog/category/studies/> Acesso em: 08.Jul 2018.
CERVO, Amado Luiz. A Instabilidade Internacional (1919-1939). In: História das Relações Internacionais Contemporâneas: da sociedade internacional do Século XIX à era da globalização. Org. José Flavio Sombra Saraiva. Editora Saraiva. São Paulo, 2008.
______. O Final do Século XX e o Início do XXI: dificuldades para construção de uma ordem global. In: História das Relações Internacionais Contemporâneas: da sociedade internacional do Século XIX à era da globalização. Org. José Flavio Sombra Saraiva. Editora Saraiva. São Paulo, 2008.
GILBOA, Eytan. Digital Diplomacy. In: CONSTANTINOU, Costas M.; KERR, Pauline; SHARP, Paul (Ed.). The SAGE Handbook of Diplomacy. Thousand Oaks, CA, SAGE Publishing. 2016.
KISSINGER, Henry. Diplomacia. Tradução Saul S. Gefter; Ann Mary Fighiera Perpétuo; Tradução Revista Heitor Aquino Ferreira. Saraiva. São Paulo, 2012.
ROLO, Alina Pedrosa. Teoria e prática da diplomacia digital: a comunicação político-diplomática nas redes sociais e o caso de Portugal. Universidade de Coimbra: FEUC, 2016.
SARAIVA, José Flavio Sombra. A Agonia Européia e a Gestação da Nova Ordem Internacional. In: História das Relações Internacionais Contemporâneas: da sociedade internacional do Século XIX à era da globalização. Org. José Flavio Sombra Saraiva. Editora Saraiva. São Paulo, 2008.
VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.