DIREITO INTERNACIONAL FRENTE À MUNDIALIZAÇÃO DO CIBERCRIME
Visualizações: 823Resumo
A Revolução Digital está tornando o mundo físico cada vez mais digital. Apesar de ter facilitado o acesso à informação, comunicação e pesquisa, auxiliando atividades rotineiras, muita insegurança ainda persiste nesse ambiente. Segredos industriais, direitos autorais, dinheiro, banco dedados, entre tantos outros valores, passaram a ser compostos por bits, existindo de forma imaterial. Os computadores estão conectados em uma rede mundial, a Internet, e crimes podem partir de qualquer lugar do planeta. O Direito Internacional se apresenta como importante meio para resolução de conflitos cibernéticos, vez que frequentemente envolvem autores e vítimas de países diversos.
PALAVRAS CHAVE: Internet; Cibercrime; Mundialização;
Referências
ALVES, Ana Abigail Costa Vasconcelos. A oportuna e necessária aplicação do direito internacional nos ciberespaços: uma avaliação sobre a convenção de budapeste. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjir/article/view/7069>. Acesso em 1 ago. 2018.
GUERRA, Sidney. A Internet e os desafios para o Direito Internacional. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/internet-e-os-desafios-para-o-direito-internacional> . Acesso em: 13 jul. 2018.
POLIDO, Fabrício Bertini Pasquot. Brasil, cooperação jurídica internacional e internet. Disponível em: <https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/brasil-cooperacao-juridicainternacional-e-internet-31072017> Acesso em 10 jul. 2018
POLIDO, Fabrício Bertini Pasquot. O direito e o ciberespaço. Disponível em:
<https://www.academia.edu/2379051Direito_Internacional_and_Internet_-
_O_direito_e_o_ciberespa%C3%A7o> . Acesso em: 13 jul. 2018.
SABBATINI, Renato. Crimes na Internet e Leis Internacionais. Disponível em: <http://www.sabbatini.com/renato/correio/cp001027.html> Acesso em 10 jul. 2018
SYDOW, Spencer Toth. Crimes Informáticos e Suas Vítimas. São Paulo: Saraiva, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.