Considerações Históricas Sobre a Violência Contra a Mulher no Brasil do Século XIX.
Visualizações: 1105Resumo
Esse trabalho tem por objetivo discorrer sobre o contexto histórico da violência contra a mulher, como consequência as injustiças e despreparo do Estado em proteger as vítimas nos ambientes perpetrados por violência e medo privado de políticas públicas que recaem sobre dada parcela da população, em razão de sua condição social, cor ou etnia. Portanto, seráexplanado a respeito violência contra a mulher em contexto histórico, bem como serão apontados alguns casos de violência onde falta a política criminal no Brasil. Outrossim, será demonstrada a pertinência de se discutir tal problemática onde o Estado deve procurar soluções de melhoramentos a serem fortemente combatida a violência que faz muitas vítimas e não respeitam os direitos fundamentais. Para a consecução do presente trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica através do recolhimento de debates doutrinários, da análise da legislação, bem como da leitura de obras referentes ao assunto, assim como de textos, artigos científicos e revistas.
PALAVRAS-CHAVE: Violência doméstica; Política criminal; História
Referências
ALENCASTRO, Luiz.F, RENAUX, Maria.L.Caras e Modos dos Migrantes e Imigrantes. In: NOVAIS, ALENCASTRO, L.F (orgs), História da Vida Privada no Brasil: Império: A Corte e a Modernidade Nacional São Paulo: Ed. Copyright 2002.
ALVES, B. M.; PITANGUY, J. O que é feminismo. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
ARAUJO, C; SCALON, C (orgs), Gênero Família e Trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Ed.FGV, 2005.
BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2015.
CANOTILHO, Gomes, J. José. Estudos sobre Direitos Fundamentais. 1ª ed. brasileira: revistados tribunais, 2008.
MACHADO, P. Crítica Feminista. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=856&Itemid=2 . Acesso em: 10 ag. 2010.
MALGADI, Ana Maria B de M. Mulheres no Mundo da Casa: Imagens femininas nos Romances de Machado de Assis e Aluizio Azevedo. (Dissertação em Mestrado História) Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 1990.
MAUAD, Ana M. Imagem e Auto-Imagem do Segundo Reinado. In: NOVAIS, ALENCASTRO, L.F FALTA ALGUM NOME AQUI (orgs.), História da Vida Privada no Brasil: Império: A Corte e a Modernidade Nacional. São Paulo: Ed. Copyright, 2002.
MINC, C. Assédio sexual. In: MURARO, Rose Marie (orgs), Mulher, gênero e sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Copyright 2001.
NEJAR, C. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Capesul, 2007.
PRIORE, Mary. D. A Mulher na História do Brasil. In: PINSKY. Jaine, MICELI .P (orgs),Mulher Período Colonial. São Paulo : Contexto, 1988.
VAITSMAN, Jeni. Gênero, Identidade, Casamento, e Família na Sociedade Contemporânea. In: MURARO, Rose Marie (org.). Mulher, gênero e sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Copyright 2001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.