TRANSEXUALIDADE E VIOLÊNCIA DE GÊNERO: A LEI DO FEMINICÍDIO E O DIREITO DAS MULHERES TRANS
Visualizações: 539Resumo
Em 2015, entrou em vigor no Brasil a Lei n° 13.104, denominada “Lei doFeminicídio”, que alterou o Código Penal Brasileiro, instituindo nova qualificadora à figura do homicídio se praticado “contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, quando o crime envolver violência doméstica e familiar motivado pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. Porém, essa violência excessiva e a consequente necessidade de ser
tutelada com maior rigor não se relaciona apenas às mulheres cisgênero, ou seja, aquelas que se encontram em consonância entre o sexo anatômico e a expressão de gênero, mas também às mulheres trans
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CASTILHO, Ela Wiecko V. de. Sobre o feminicídio. Boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, n. 270, Maio/2015.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para aná lise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, 1995. p. 71-99.
TRANSGENDER EUROPE’S TRANS MURDER MONITORING. TMM annual report 2016. TvT Publication Series Vol.14/October 2016. Disponível em <https://transrespect.org/wp-content/uploads/2016/11/TvT-PSVol14-2016.pdf>. Acesso em 15 de Julho de 2018.
LACERDA, Fabrício Xavier. Feminicídio e a Transgeneridade. 2016. Disponível em <http://www.repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10657/1/21256392.pdf>. Acesso em 24 de Julho de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.