EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA SOBRE O ESTADO E A NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO PARA UM DIREITO TRANSNACIONAL

Visualizações: 514

Autores

  • Anderson Nunes da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Marcelo Flávio Rodrigues Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Eliana Lamberti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

O presente trabalho visa discutir os efeitos diretos da globalização econômica
sobre o Direito, bem como, a necessidade do fortalecimento dessa área, por meio da globalização jurídica, a qual tem tido grande influência na interação do Direito Internacional e Ambiental. Para tal discussão, propõe-se enquanto objetivo central compreender a emergência do conceito de globalização jurídica. De forma especifica, pretende-se investigar os efeitos da globalização econômica para a realidade jurídica e seus desdobramentos na temática ambiental.
PALAVRAS-CHAVE: Globalização jurídica, Estado Soberano, Direito Ambiental.

Biografia do Autor

Anderson Nunes da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Advogado. Pós-Graduando em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados/MS.

Marcelo Flávio Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Advogado. Pós-Graduando em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados/MS.

Eliana Lamberti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Economia do Desenvolvimento pela UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos Cursos de Graduação em Direito (Dourados/MS), de Economia e de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Desenvolvimento Regional -, na Unidade de Ponta Porã/MS.

Referências

BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de direito constitucional. 8ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

FARIA, José Eduardo. A globalização econômica e sua arquitetura jurídica (dez tendências do direito contemporâneo). In: O VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU, 2010, São Judas Tadeu. Anais de Congresso. São Judas Tadeu: Fadesp, 2012. v. 1, p. 87 - 103.

MATIAS, Eduardo Felipe P. A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global. Editora Paz e Terra, 2015.

MOROSINI, Fábio. Globalização e Direito: Além da metodologia tradicional dos estudos jurídicos comparados e um exemplo do Direito Internacional Privado. Brasília. a. 43 n. 172 out./dez. 2006.

VITORELLI, Edilson. Manual de direitos difusos. 2ª. ed. Salvador: JusPodivm, 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

Silva, A. N. da, Rodrigues, M. F., & Lamberti, E. (2021). EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA SOBRE O ESTADO E A NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO PARA UM DIREITO TRANSNACIONAL. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 6(8). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/4112

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)