EFEITOS DAS TECNOLOGIAS NA PROFISSÃO JURÍDICA

Lucas Eduardo Dias de Souza, Loreci Gottschalk Nolasco

Resumo


Certo é que não se pode definir a dimensão da tecnologia. Presente no nosso cotidiano, do lazer ao ambiente profissional, os benefícios e desafios proporcionados são motivo de discussão pela comunidade científica e sociedade em geral. Muito se fala sobre o temor geral de desemprego em massa da população secundarizada pelas máquinas
inteligentes que não cansam. A tecnologia é uma realidade para alguns animadora, enquanto que a outros é motivo de preocupação. Quais são suas relações com o meio jurídico? Serão os computadores com inteligência artificial os novos juízes e advogados no futuro? A finalidade deste estudo é tratar dos efeitos da tecnologia no ambiente jurídico.
Palavras-chave: tecnologia; inteligência artificial; efeitos; profissão jurídica.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. São Paulo: Zahar, 2001.

DUFLOTH, Rodrigo. Novas tecnologias e o futuro profissional do Direito. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI267391,71043-

Novas+tecnologias+e+o+futuro+do+profissional+do+Direito. Acessado em: 26/06/2019.

GPAM – UNB. Victor. Disponível em: http://gpam.unb.br/victor/. Acessado em 24/06/2019.

PASSOS DE FREITAS, Vladimir. A tecnologia vai impactar o direito e seus profissionais. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-ago-06/segunda-leitura- tecnologiaimpactar-direito-profissionais. Acessado em 25/06/2019.

SIMA, Alice. Descubra quais são as tendências em tecnologia jurídica. Disponível em:https://www.sajdigital.com/pesquisa-desenvolvimento/tendencias-em-tecnologiajuridica/.

Acessado em: 25/06/2019.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO DO SUL. Judiciário de MS tem 100% das comarcas com processo eletrônico. Disponível em:https://tjms.

jusbrasil.com.br/noticias/100205201/judiciario-de-ms-tem-100-das-comarcas-comprocesso-eletronico. Acessado em: 24/06/2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN - 2318-7034

Curso de Graduação em Direito e Especialização em Direitos Difusos e Coletivos da UEMS - Unidade Universitária de Dourados

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito, Estado, Constituição e Direitos Fundamentais e Humanos - UEMS