O DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO AO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Visualizações: 1068Resumo
Atualmente muito se discute sobre a preservação e a manutenção dos direitos sociais, civis e políticos do cidadão no Estado Brasileiro. No entanto, a falta de efetividade constantemente observada sobre tais direitos, viola um número importante de valores pétreos que estruturam o próprio Estado e influencia negativamente no percurso que o Brasil deve fazer para concretizar os objetivos descritos na Constituição Federal em seu art. 4º. Nesse sentido, o Brasil engatinha rumo aos seus projetos de forma gradativa. A consciência cidadã na fase juvenil, nesse ponto, é de crucial importância para criar um sentimento de dignidade necessária à sobrevivência do próprio Estado. Nesse sentindo, evidencia-se aeducação como fator como elemento motivador da criação de um projeto de extensionista que teve como intuito apresentar aos alunos do oitavo ano da Escola Estadual Presidente Vargas algumas diretrizes do
Direito Constitucional e da Constituição da República Federativa do Brasil, com o propósito de contribuir para a formação de cidadãos conhecedores e reconhecedores de sua identidade cívica e dos seus direitos e garantias fundamentais, com o intuito de germinar uma semente capaz de incentivar os jovens a pensar o Estado para concretizar seus objetivos fundamentais.
Palavras-chave: Direito Constitucional; Cidadania; Constituição Federal; Ensino Fundamental
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10ª ed. São Paulo: Forense Universitária, 2005.
BRANDÃO, Vinícius Paluzzy; COELHO, Melissa Meira V. Inclusão na educação básica de disciplina direcionada aos direitos e garantias fundamentais constitucionais, como instrumento para a realização do pleno exercício da cidadania. Revista Online FADIVALE, Governador Valadares, ano IV, n. 7, 2011. Disponível em: http://www.fadivale.com.br/revistaonline/revistas/2011/Artigo%20Vinicius.pdf. Acesso em 28 jul. 2019.
DIAS, Renata Lívia Arruda de Bessa. Voto Consciente: um forte instrumento de mudança política e social. Revista Estudos Eleitorais, ano 2, n 5. Disponível em: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciariaeleitoral/
publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5. Acesso em 29 jul. 2019.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SOUZA, Renata Cristina Macedônio. Direito Constitucional nas Escolas como Práticas Extensionistas no Ensino Jurídico: Da teoria à Prática para a reconstrução da cidadania no Brasil. 9º Encontro de Formação
de Professores (ENFOPE). Edição Internacional. V. 9, n. 1, 2016. Disponível em:<https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2579/1311>. Acesso 02 ago. 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.