O DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO AO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA

Visualizações: 1068

Autores

  • Marcela Silva Vieira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Joaquim Carlos Klein de Alencar Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

Atualmente muito se discute sobre a preservação e a manutenção dos direitos sociais, civis e políticos do cidadão no Estado Brasileiro. No entanto, a falta de efetividade constantemente observada sobre tais direitos, viola um número importante de valores pétreos que estruturam o próprio Estado e influencia negativamente no percurso que o Brasil deve fazer para concretizar os objetivos descritos na Constituição Federal em seu art. 4º. Nesse sentido, o Brasil engatinha rumo aos seus projetos de forma gradativa. A consciência cidadã na fase juvenil, nesse ponto, é de crucial importância para criar um sentimento de dignidade necessária à sobrevivência do próprio Estado. Nesse sentindo, evidencia-se a
educação como fator como elemento motivador da criação de um projeto de extensionista que teve como intuito apresentar aos alunos do oitavo ano da Escola Estadual Presidente Vargas algumas diretrizes do
Direito Constitucional e da Constituição da República Federativa do Brasil, com o propósito de contribuir para a formação de cidadãos conhecedores e reconhecedores de sua identidade cívica e dos seus direitos e garantias fundamentais, com o intuito de germinar uma semente capaz de incentivar os jovens a pensar o Estado para concretizar seus objetivos fundamentais.
Palavras-chave: Direito Constitucional; Cidadania; Constituição Federal; Ensino Fundamental

Biografia do Autor

Marcela Silva Vieira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Unidade Universitária de Dourados/MS

Joaquim Carlos Klein de Alencar, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN); Mestre em
Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Paranaiba/MS; Docente dos
Cursos de Graduação em Direito e de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos pela
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10ª ed. São Paulo: Forense Universitária, 2005.

BRANDÃO, Vinícius Paluzzy; COELHO, Melissa Meira V. Inclusão na educação básica de disciplina direcionada aos direitos e garantias fundamentais constitucionais, como instrumento para a realização do pleno exercício da cidadania. Revista Online FADIVALE, Governador Valadares, ano IV, n. 7, 2011. Disponível em: http://www.fadivale.com.br/revistaonline/revistas/2011/Artigo%20Vinicius.pdf. Acesso em 28 jul. 2019.

DIAS, Renata Lívia Arruda de Bessa. Voto Consciente: um forte instrumento de mudança política e social. Revista Estudos Eleitorais, ano 2, n 5. Disponível em: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciariaeleitoral/

publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5. Acesso em 29 jul. 2019.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SOUZA, Renata Cristina Macedônio. Direito Constitucional nas Escolas como Práticas Extensionistas no Ensino Jurídico: Da teoria à Prática para a reconstrução da cidadania no Brasil. 9º Encontro de Formação

de Professores (ENFOPE). Edição Internacional. V. 9, n. 1, 2016. Disponível em:<https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2579/1311>. Acesso 02 ago. 2019

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

Vieira, M. S., & Alencar, J. C. K. de. (2021). O DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO AO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 6(8). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/4121

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>