COMPORTAMENTO DESVIANTE: O CAMINHO PARA A DELINQUÊNCIA
Visualizações: 998DOI:
https://doi.org/10.61389/rjdsj.v8i12.5735Resumo
O artigo trata do tema da delinquência juvenil em termos de seu desenvolvimento. Para isso, utiliza-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, que consiste basicamente na leitura de teorias de autores que tratam do problema. A partir da avaliação das repercussões do comportamento desviante na infância e na adolescência, que a sociedade recebeu de forma insatisfeita devido à grande desconhecimento das consequências do envolvimento de menores em condutas ilícitas, os principais aspectos relacionados à literatura discutida, a delinquência juvenil é o tema que apresenta-se como um estudo fundamental para todos os cidadãos, pelos seus reflexos que afetam os interesses da organização e o desenvolvimento social e econômico de toda a sociedade.Referências
DARON, Ronald; PAROT, Françoise. Dicionário da Psicologia. Lisboa: Climepsi, 1998. In MACHADO, Mónica. COMPREENDER A TERAPIA FAMILIAR. 2012. Disponnível em: <http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/Resenha%20do%20texto.pdf>. Acesso em 10 nov. 2020.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Direito de Família. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
MEDEIROS, Maria. Adolescência: abordagens, investigações e contextos de desenvolvimento. Lisboa: Direcção Regional de Educação, 2000.
MENDES, Deise Daniela; MARI, Jair de Jesus; SINGER, Marina; BARROS, Gustavo Machado; MELLO, Andréa F. Estudo de revisão dos fatores biológicos, sociais e ambientais associados com o comportamento agressivo. Ver. Bras Psiquiatr, 2009, 31 (Supl II): S77-85. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbp/v31s2/v31s2a06.pdf>. Acesso em 10 nov. 2020.
NEGREIROS, Jorge. Delinquências juvenis: Trajetórias, intervenções e prevenção. Porto: Livpsic: Legis Editora, 2008.
OLIVEIRA, Elias Barbosa de; BITTENCOURT, Leilane Porto; CARMO, Aila Coelho. A importância Da família Na prevenção Do Uso De Drogas Entre crianças E Adolescentes: Papel Materno. SMAD Ver. Eletr. Saúde Mental Álcool Drog, 2008, 4, 01-16.
OSÓRIO, Luiz Carlos. Como trabalhar com sistemas humanos: grupos, casais e famílias, empresas. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Direito de Família. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Teoria do Vínculo. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PINHEIRO, Carla. PSICOLOGIA JURIDICA. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
PREDEBON, Juliana; GIONGO, Cláudia. A Família com Filhos Adolescentes em Conflito com a Lei: Contribuições de Pesquisas Brasileiras. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/penf/v19n1/v19n1a08.pdf>. Acesso em 10 nov. 2020.
TABORDA, Jose G. V.; ADALLA-FILHO, Elias; CHALUH, Miguel. PSIQUIATRIA FORENSE. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
RODRIGUES, Sílvio. Direito Civil. Direito de Família. 28. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
SANCHES, Cristina; GOUVEIA-PEREIRA, Maria. Julgamentos de justiça em contexto escolar e comportamentos desviantes na adolescência. Análise Psicológica, 1 (XXVIII): 71-84, 2010. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/295342251.pdf>. Acesso em 12 nov. 2020.
VIERA, Tereza Rodrigues. FAMÍLIA, PSICOLOGIA E DIREITO. Brasília: Zakarewicz, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.