O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O DIREITO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Visualizações: 1549

Autores

Resumo

Resumo: O envelhecimento populacional é um dos principais desafios da atualidade. O número de pessoas com mais de sessenta anos, em todo o mundo, está em contínua elevação, e continuará a elevar-se mais rápido que todos os outros grupos etários. Em razão da idade, milhões de pessoas idosas eram condenadas a viverem na pobreza, sendo-lhes negados tratamentos de saúde e social adequados, não lhes sendo muitas vezes, tratamentos suficientes para a sua condição de vida e saúde. Homens e mulheres idosos têm os mesmos direitos atribuídos a quaisquer pessoas: todos nasceram iguais, e esse direito não se modifica na medida em que envelhecemos. Entretanto, os direitos das pessoas idosas são invisíveis para o Direito Internacional, Algumas vezes, um direito pode ser respeitado com relação às pessoas jovens, mas não ser bem protegido quando se trata das pessoas idosas, como o direito de acesso apropriado à saúde e a serviços sociais.

Palavras-chave: Envelhecimento Populacional; Direitos Humanos; Politicas Públicas de Saúde da Pessoa Idosa.

Biografia do Autor

Eliotério Fachin Dias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Especialista em Direito das Obrigações pela UNIGRAN. Docente Efetivo da UEMS; Curso de Direito, Unidades Universitárias de Dourados e Navirai.

Downloads

Publicado

2015-09-29

Como Citar

Dias, E. F. (2015). O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O DIREITO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/659

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>