ALIMENTAÇÃO, NEOLIBERALISMO E A AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: A RELAÇÃO ENTRE A FOME E LUCRO

Autores

  • KAROLINA DADÚ NUNES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
  • HELGA MARIA MARTINS DE PAULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

Palavras-chave:

Direito à Alimentação, Dignidade Humana, Políticas Sociais, Agricultura Familiar

Resumo

O Direito à Alimentação para sua eficácia necessita da ação positiva do Estado através de algumas políticas sociais, o presente artigo busca mapear as principais políticas vigentes no Brasil acerca desse assunto e como estão funcionando na atualidade além de relacioná-las com o fomento da Agriculta Familiar que historicamente vem produzindo os alimentos consumidos pela população, sendo esses, dois setores que se interligam e guardam relação com o acesso a alimentação adequada e de qualidade de todo o país, entretanto eles sofrem variações conforme as políticas econômicas do país são alteradas e essas se modificaram nos últimos anos. Para realizar esse estudo alguns aspectos do Agronegócio também precisam ser observados pois todos formam em conjunto o cenário do campo brasileiro.

Biografia do Autor

HELGA MARIA MARTINS DE PAULA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

Professora efetiva de Direito Público na Universidade Federal de Goiás, Jataí (UFG/Jataí). Doutora em Direito, área "Direito, Estado e Constituição" pela Universidade de Brasília-UnB (2014-2018).Coordenadora do Curso de Direito da UFG/Jataí no período de 2012 a 2014. Foi Coordenadora de estágio e do Núcleo de Prática Jurídica no período de 2010 a 2012. Coordenadora do projeto de extensão/coletivo Promotoras Legais Populares Libertárias/Jataí.Universidade Federal de Goiás - UFG

Referências

BELIK, Walter. Agroindústria e Política Agroindustrial no Brasil. In: Pedro Ramo et alli.

Dimensões do Agronegócio Brasileiro: política, instituições e perspectivas. Brasília: MDA, 2007.

___________. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. In: Revista Saúde e Sociedade. V.12, n.1, jan-jun 2003.

BERCOVICI, Gilberto. A ordem econômica constitucional e a política agrícola. In: Revista

Fórum de Direito Financeiro e Econômico. Ano 6. N. 10. Belo Horizonte: set. 2017, fev. 2018.

Companhia Nacional de Abastecimento, Boletim da Agricultura Familiar, v.1, n 3 (2021-) disponível em: < file:///C:/Users/user/Downloads/BoletimZdaZAgriculturaZFamiliarZ-ZNovembroZ2021.pdf> acesso em 10 de Dez. de 2021.

________________. Programa de Aquisição de Alimentos PAA: resultado das ações da Conab 2016, Compendio de Estudos Conab/ Companhia Nacional de Abastecimento. – v. 1 (2016-). Brasília: Conab, 2016 -, disponível em: < file:///C:/Users/user/Downloads/Compendio-V27-PAAZ2020_2.pdf > acesso em 09 de Dez. de 2021.

________________. Programa de Aquisição de Alimentos PAA: resultado das ações da Conab 2019. Compendio de Estudos Conab/ Companhia Nacional de Abastecimento. – v. 1 (2016-). Brasília: Conab, 2016 -, disponível em: < file:///C:/Users/user/Downloads/Compendio_de_Estudos_da_Conab_V.9_-_Resultados_do_PAA_-_2016_1.pdf > acesso em 09 de Dez. de 2021.

POMPEIA, Caio. A Reascenção da extrema direita entre representações políticas dos sistemas alimentares. In: Revista Antropolítica. N.53, Niterói, set-dez, 2021.

Rede PENSSAN. VIGISAN Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, disponível em: < http://olheparaafome.com.br/VIGISAN_Inseguranca_alimentar.pdf> acesso em dezembro de 2021.

Downloads

Publicado

20/05/2022

Como Citar

NUNES, K. D., & PAULA, H. M. M. D. (2022). ALIMENTAÇÃO, NEOLIBERALISMO E A AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: A RELAÇÃO ENTRE A FOME E LUCRO. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 9(13), 120–126. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/6819