DIREITO À ALIMENTAÇÃO: INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL

Autores

  • JÉSSICA LUZIA NUNES Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Direito à alimentação; Soberania alimentar; Neoliberalismo; Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a insegurança alimentar no Brasil e as causas que fizeram o país regressar ao mapa da fome em 2020. Para tanto propõe apresentar conceitos como o direito à alimentação, soberania alimentar e insegurança alimentar, que permitirão compreender a atual situação alimentar no Brasil e suas implicações. Nesse sentido, verificar o impacto da política neoliberal nas relações alimentares e a atuação estatal, bem como a importância das políticas públicas para assegurar uma segurança alimentar e nutricional para a população brasileira. A fim de cumprir a proposta será utilizada o método dedutivo, por meio de revisão bibliográfica de livros e artigos científicos.

Biografia do Autor

JÉSSICA LUZIA NUNES, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio, UNICERP

Referências

BRASIL. II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Olinda, 2004.

CUBA. Fórum Mundial sobre Soberania Alimentar. Havana, 2001

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

MALUF, Renato. Segurança alimentar e nutricional. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

REDE PESSAN. Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. 2021. Disponível em: < http://olheparaafome.com.br/VIGISAN_Inseguranca_alimentar.pdf> Acesso em: 10 dez. 2021.

ROCHA, Eduardo Gonçalves. Direito à alimentação: teoria constitucional-democrática e políticas públicas. São Paulo: LTr, 2011.

VALENTE, L. S. V. Direito humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo: Cortez editora, 2002.

Downloads

Publicado

20/05/2022

Como Citar

NUNES, J. L. (2022). DIREITO À ALIMENTAÇÃO: INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 9(13), 149–154. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/6822