BITCOIN
UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL
Visualizações: 331DOI:
https://doi.org/10.61389/rjdsj.v10i15.7695Resumo
O surgimento do bitcoin em 2008 possibilitou uma nova forma de lidarmos com o sistema monetário, isto porque a sua tecnologia e meio de funcionamento inovador estimula uma realidade digital para o futuro. Nesses moldes, o atual cenário da regulamentação da criptomoeda no Brasil está atrasado em relação aos demais países do mundo. O PL 4401/21, aprovado no Senado Federal e destinado à Câmara dos Deputados para análise e votação, trata-se de uma regulação positiva para o funcionamento das moedas virtuais. É um projeto pouco invasivo, com foco na fiscalização das exchanges, bem como na prevenção da lavagem de dinheiro e demais crimes associados com as criptomoedas. Dessa forma, este trabalho irá abordar a temática do bitcoin como criptomoeda, sua origem e funcionamento, também analisar a regulamentação desse mercado, observando os impactos positivos e negativos que essa regulamentação irá acarretar nas moedas digitais, fazendo uma análise comparativa com os demais países que já regulamentaram esse segmento financeiro. Por fim, analisaremos como essa inovação do mercado impacta no cotidiano dos brasileiros, demonstrando também a confiança e aceitação do bitcoin pela população brasileira. Concluiu-se que com o avanço das informações se tornando mais acessíveis, o assunto das criptomoedas tem atraído a atenção de boa parte da sociedade e por consequência aumentado o seu valor enquanto alternativa de reserva financeira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.