DOPING NO ESPORTE: RESPONSABILIDADE DO ATLETA DE ACORDO COM O CÓDIGO MUNDIAL ANTIDOPAGEM

Visualizações: 332

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rjdsj.v9i14.7279

Resumen

O presente trabalho busca analisar e refletir sobre o doping no esporte, de modo a entender a responsabilidade do atleta segundo o Código Mundial. Este artigo surgiu da ideia de que, no século atual, o combate ao doping consolidou-se em meio à sociedade, objetivando o esporte com respeito ao espírito de fair play, equidade e justiça. Com esta iniciativa, pretende-se questionar sobre a utilização de métodos ou substâncias proibidas, analisando a responsabilidade do atleta quando flagrado. Para analisar essas questões o artigo constituiu-se de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se de textos acadêmicos publicados e doutrinas como referencial teórico, a fim de refletir e analisar o Código Mundial Antidopagem e fazer abordagem de alguns pressupostos da responsabilidade civil no Direito Brasileiro para melhor entendimento, visando análise no que se refere a responsabilidade do desportista flagrado no exame.

Biografía del autor/a

HASSAN HAJJ, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Orientador. Mestre em Direito (UnB). Especialista em Direito Processual
Civil com Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN). Docente do Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Advogado.

Publicado

2023-06-03

Cómo citar

Rodrigues Rocha, R., & HAJJ, H. (2023). DOPING NO ESPORTE: RESPONSABILIDADE DO ATLETA DE ACORDO COM O CÓDIGO MUNDIAL ANTIDOPAGEM. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 9(14), 77–101. https://doi.org/10.61389/rjdsj.v9i14.7279