A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO
Visualizações: 855Resumo
Mesmo não constituindo o recurso ideal, sabe-se que o manual didático, muitas vezes, ainda norteia o ensino-aprendizagem de língua materna. Desse modo, estudos de análise de materiais escolares tornam-se relevantes, pois contribuem para discutir a relação entre teoria pressuposta e atividades com a própria língua. Neste artigo, investigam-se e comparam-se os encaminhamentos teórico-metodológicos para a prática de análise linguística em dois livros direcionados ao sexto ano do Ensino Fundamental. Documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2013) e autores como Bakhtin (1997[1979]; 2006[1973]; 2013[1997]), Geraldi (2001[1984]), Mendonça (2006) e Antunes (2007, 2014) respaldam as considerações. Os resultados indicam que, embora uma das obras tenha demonstrado problemas no que diz respeito às bases para o trabalho com a análise linguística, a outra indicou já certa apropriação dos seus pressupostos.Referências
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BEZERRA, M. A; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1979]. p. 277-327.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1973]. 90-130.
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução feita por Sheila Grilo partir da russa Ekaterina Vólkova. São Paulo: Américo, 2013 [1940], p. 23-43.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Guia de livros didáticos. PNLD 2014: Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação Básica, 2013.
CEREJA, W. R. Português: linguagens, 6ª ano: língua portuguesa/Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. 7. ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2012.
GERALDI, João W. (Org.) O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2001 [1984].
KEMIAC, L.; ARAÚJO, D. L. de. Princípios subjacentes à literatura sobre análise linguística. Leia Escola, Campina Grande, v. 10, n. 1, p. 43-58, 2010.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médico: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 199-226.
RAMOS, R. A. UNIVERSOS: língua portuguesa, 6º ano / obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editor responsável Rogério de Araújo Ramos. São Paulo: Edições SM, 2012.