A vez das periferias nas periferias do Ocidente: a formação da modernidade do samba e do tango
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A formação de dois gêneros cancionais que se tornaram símbolos nacionais, o samba carioca e o tango portenho, ambos fundados por vozes periféricas das respectivas capitais, tendo como corpus três canções pioneiras de cada e dando vez àquelas vozes periféricas que falam sobre a vida “marginal”, desigualdade social, relações de raça e gênero etc. é o mote deste trabalho. O trabalho também versará sobre a consolidação da modernidade literária e da noção de “vanguarda” de Brasil e Argentina, que guardam notáveis diferenças em relação às nações europeias.
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Publicado
10-07-2017
Como Citar
Leite, C. A. B., & Raymundo, J. (2017). A vez das periferias nas periferias do Ocidente: a formação da modernidade do samba e do tango. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(12), 65–86. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/1657
Edição
Seção
Dossiê