A BUSCA DA IMAGO PATERNA NO ELEMENTO FEMININO – ESTUDO SOBRE A NOVELA “A ESTÓRIA DE LÉLIO E LINA”, DE GUIMARÃES ROSA

Autores

  • Daniel Cavalcanti Atroch Formado em Letras – Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre pelo programa de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Doutorando pelo mesmo programa.

Resumo

Lélio, protagonista da novela “A estória de Lélio e Lina”, de Guimarães Rosa, inicia o seu processo de individuação através da busca pela imago paterna, que se encontra ocultada no elemento feminino, representado pelas mulheres mais importantes do texto - Sinhá-Linda, Jiní e dona Rosalina, que, juntas, compõem a anima do herói. Após difíceis provações afetivas na Fazenda do Pinhém, ele finalmente atinge a maturidade.

Biografia do Autor

Daniel Cavalcanti Atroch, Formado em Letras – Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre pelo programa de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Doutorando pelo mesmo programa.

Formado em Letras – Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre pelo programa de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Doutorando pelo mesmo programa.

Downloads

Publicado

10/07/2017

Como Citar

Atroch, D. C. (2017). A BUSCA DA IMAGO PATERNA NO ELEMENTO FEMININO – ESTUDO SOBRE A NOVELA “A ESTÓRIA DE LÉLIO E LINA”, DE GUIMARÃES ROSA. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(12), 142–165. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/1765