CIDADE É MEMÓRIA: UM PASSEIO PELA URBE NO “POEMA DA FEIRA DE SANTANA” DE GODOFREDO FILHO

Visualizações: 1170

Autores

  • Cristiane Tavares Santos Melo UEFS

Palavras-chave:

Cidade, Godofredo Filho, Modernidade, Poema

Resumo

Apesar de possuir uma sintonia diferenciada com os tempos modernos, se comparada aos estados da Região Sudeste, a literatura baiana também vai privilegiar a cidade, símbolo da modernidade e do imaginário do poeta moderno. Godofredo Filho, considerado por muitos críticos como precursor do modernismo na Bahia, explora aspectos da vida urbana em sua lírica. O poeta dedicou obras e poesias a algumas cidades como Salvador - BA, Feira de Santana - BA e Ouro Preto MG. Não obstante à vasta produção do autor, neste trabalho, faremos apenas o estudo do “Poema da Feria de Santana”, escrito em Salvador, no mês de março de 1926 e publicado em 1977. Neste poema, o eu lírico esboça o mapa da cidade de Feira de Santana, no passado, misturando poesia e narrativa memorialistas, que alternam entre as imagens de valorização e transformação da cidade, suas desilusões, degradações, saudosismo e memórias poéticas sobre a infância, a família e a vida. As imagens criadas alegorizam-se para falar de si, delineando a relação entre o poeta e a cidade. Nosso objetivo, portanto, será pensar sobre a temática da cidade, como um dos elementos da modernidade, presente no referido poema.

Biografia do Autor

Cristiane Tavares Santos Melo, UEFS

Graduada em Letras Vernáculas pela UNEB, Especialista em Estudos Literários pela UEFS, mestranda do curso de Pós-graduação em Literatura e Diversidade Cultural (PPgLDC) da UEFS e membro do Grupo de Estudos Literários Contemporâneos da UEFS. O presente artigo foi elaborado sob a orientação do professor Doutor Adeítalo Manoel Pinho, prof. Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Feira de Santana- BA; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural 2012/2014 e Coordenador Executivo do Centro de Pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural/PPGLDC.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Melo, C. T. S. (2017). CIDADE É MEMÓRIA: UM PASSEIO PELA URBE NO “POEMA DA FEIRA DE SANTANA” DE GODOFREDO FILHO. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 2(2). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/1809