“A Selva” (1930) de Ferreira de Castro: caracterizações do povo do seringal pelo viés literário.

Visualizações: 1839

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Literatura Nortista, Seringal, A Selva.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caráter qualitativo acerca do romance A Selva (1930) do escritor português Ferreira de Castro (1898-1974). Tem-se como objetivo destacar as caracterizações do caboclo, do índio e do seringalista sob o ponto de vista do texto, a fim de, por meio da obra, refletir sobre a construção cultural desse público habitante da região norte do Brasil. A literatura, mesmo sendo criação, algo de verossímil pode emergir por meio da trama, das vozes das personagens, o que pode colaborar para que o leitor perceba e compreenda o meio ao qual está inserido, a sua cultura e a sua história. Com este estudo pretende-se, também, chamar a atenção dos leitores para obras literárias cujos enredos envolvem a região norte e, por extensão, colaborar para divulgar tais criações na perspectiva de que mais pesquisas acadêmicas possam emergir e que venham contribuir para compreensão de aspectos culturais da região norte, principalmente aqueles que se originaram a partir do seringueiro. 

Biografia do Autor

Iliane Tecchio, IFAC - Instituto Federal do Acre

Doutora em Estudos da Tradução. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Letras/Português/Inglês e Literatura no IFAC - Instituto Federal do Acre.

Airton de Mesquita Silva, IFAC - Instituto Federal do Acre

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Especialista em Planejamento, Inplementação e Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Fluminense - RJ, 2015. Especialista em Ensino Profissional Técnico e Tecnológico em 2016, pelo Instituto Federal do Acre - Ifac.

Downloads

Publicado

2018-02-20

Como Citar

Tecchio, I., & Silva, A. de M. (2018). “A Selva” (1930) de Ferreira de Castro: caracterizações do povo do seringal pelo viés literário. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 2(13), 66–79. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/2107