Análise sobre as LDBS 4.024/61, 5.692/71 e 9.394/96 e seu foco no ensino pré-primário, primário, educação infantil e fundamental I

Autores

  • Ronilso José de Miranda Cordeiro (UEG) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E ESCOLA ESTADUAL LEÔNIDAS DE MATOS-MT

Palavras-chave:

Palavras-chave. Análise sobre as LDBs. Educação infantil. Ensino fundamental I. Constituição de 1988.

Resumo

A pesquisa mostra a história da primeira LDB, criada no Brasil imperial. O trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre educação pré-primária, ensino primário, ensino de primeiro grau, educação infantil e ensino fundamental I nas LDBs 4.024/61, 5.692/71 E 9.394/96 criadas no Brasil república.  Dentro da linha de pesquisa sobre as LDBs dará ênfase na obrigatoriedade de se fazer a chamada anual da população com idade escolar entre os sete anos de idade para que fosse efetivada a sua matrícula na escola primária que era de inteira responsabilidade do governo municipal. As metodologias usadas foram obras bibliográficas e digitais analisando esses documentos e traçando um paralelo com a LDB atual 9.394/96. Conhecer os avanços das LDBs no decorrer da história da educação brasileira no século XX, referente ao ensino fundamental I e educação infantil. Educação pré-primária destinada aos menores até sete anos, que será ministrada em escolas maternais ou chamado jardins-de-infância. Com a Constituição Federal de 1988, houve toda uma preocupação em sanar algumas dificuldades encontradas em todo o processo educacional brasileiro durante décadas pra não dizer séculos.

Biografia do Autor

Ronilso José de Miranda Cordeiro, (UEG) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E ESCOLA ESTADUAL LEÔNIDAS DE MATOS-MT

A pesquisa mostra a história da primeira LDB, criada no Brasil imperial. O trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre educação pré-primária, ensino primário, ensino de primeiro grau, educação infantil e ensino fundamental I nas LDBs 4.024/61, 5.692/71 E 9.394/96 criadas no Brasil república.  Dentro da linha de pesquisa sobre as LDBs dará ênfase na obrigatoriedade de se fazer a chamada anual da população com idade escolar entre os sete anos de idade para que fosse efetivada a sua matrícula na escola primária que era de inteira responsabilidade do governo municipal. As metodologias usadas foram obras bibliográficas e digitais analisando esses documentos e traçando um paralelo com a LDB atual 9.394/96. Conhecer os avanços das LDBs no decorrer da história da educação brasileira no século XX, referente ao ensino fundamental I e educação infantil. Educação pré-primária destinada aos menores até sete anos, que será ministrada em escolas maternais ou chamado jardins-de-infância. Com a Constituição Federal de 1988, houve toda uma preocupação em sanar algumas dificuldades encontradas em todo o processo educacional brasileiro durante décadas pra não dizer séculos.

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Publicado

22/07/2019

Como Citar

Cordeiro, R. J. de M. (2019). Análise sobre as LDBS 4.024/61, 5.692/71 e 9.394/96 e seu foco no ensino pré-primário, primário, educação infantil e fundamental I. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 16(16), 131–144. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3297