A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO AMAZONAS:CAMINHOS TRILHADOS NA LITERATURA E NA IMPRENSA

Visualizações: 492

Autores

  • Raimunda Thamires Moura Maquiné Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Renata Beatriz Brandespin Rolon Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Palavras-chave:

Literatura, Literatura infantojuvenil, historiografia brasileira

Resumo

Este estudo é intitulado “A história da literatura infantojuvenil no Amazonas: caminhos trilhados na literatura e na imprensa”. Assim, possui como objetivo verificar como estrutura-se a literatura direcionada a crianças e jovens produzida no estado. A metodologia foi composta a partir trabalho de campo centrado nas principais bibliotecas localizadas em Manaus. Posteriormente, deu-se a análise do material encontrado. Para compor o referencial teórico foram utilizados autores como Arroyo (2011), Candido (2000), Cademartori (2010) Coelho (2010), Mendes (1994) entre outros. Nesse prisma, é consideremos a importância, pois irá contribuir significativamente com a escrita de mais um capítulo da História da Literatura infantojuvenil no Amazonas, assim como da historiografia brasileira.

Biografia do Autor

Raimunda Thamires Moura Maquiné, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Literatura

Renata Beatriz Brandespin Rolon, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – Brasil. Docente da Universidade do Estado do Amazonas – Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Moura Maquiné, R. T., & Rolon, R. B. B. (2019). A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO AMAZONAS:CAMINHOS TRILHADOS NA LITERATURA E NA IMPRENSA. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 16(16), 96–112. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3446