A abordagem da conjunção em materiais didáticos

Bruna Otani Ribeiro, Kélyça de Souza Rodrigues, Maricélia Nunes dos Santos

Resumo


O presente trabalho pretende analisar a maneira como são apresentados os
conceitos sobre conjunções e se esses conceitos se aplicam aos posteriores exercícios
presentes em três materiais didáticos de Língua Portuguesa dos ensinos médio e superior.
Além disso, pretende-se propor uma possível solução para os problemas encontrados, caso
sejam encontrados. Foram selecionados para a análise os materiais didáticos: Língua
Portuguesa 2 – Gramática II para pré-vestibular, usado pelo sistema de ensino COC; o
material didático – versão para professor de ensino médio – Gramática: teoria e exercícios,
de Paschoalin e Spadoto; e o material didático Língua Portuguesa, usado pelo IESDE, curso à
distância para formação de professores. Pautaremo-nos, nessa análise, principalmente em A
lingüística e o ensino da língua portuguesa (1992), de Rodolfo Ilari, Gramática na escola
(1991), de Maria Helena de Moura Neves, Para uma nova gramática do Português (1989), de
Mário Perini, e A coesão textual (2004), de Ingedore Vilaça Koch.

Palavras-chave


Conjunções; Materiais Didáticos; Conceitos; Exercícios;

Texto completo:

PDF


ISSN: 2237-8332