SAUSSURE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Francisco Romário Paz Carvalho

Resumo


Este trabalho tem como foco as contribuições da Linguística para o ensino de língua
materna. Ferdinand de Saussure, no seu livro Cours de Linguistique Générale (1916),
fundamenta sua teoria acerca da linguagem humana na noção de valor e em quatro
dicotomias, a saber: língua/fala, sincronia/diacronia, significante/significado e
sintagma/paradigma. Nesse contexto, a questão que se busca responder é: Os postulados de
Saussure podem auxiliar o ensino-aprendizagem de língua materna?. Diante disso, o objetivo
desse trabalho é investigar as contribuições que as dicotomias de Saussure podem trazer para
o ensino de línguas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que conta,
principalmente, com a participação dos seguintes trabalhos: Carvalho (2009), Geraldi (1997),
Perini (2004), Travaglia (2002), dentre outros. Conclui-se que as ideias de Saussure
contribuem para o ensino de línguas na medida em que elas ajudam os alunos e professores a
entender que a linguagem verbal humana, diferentemente do que as gramáticas tradicionais
nos fazem crêr, é dinâmica e sistemática. Além disso, elas ajudam a responder questões como:
"Porque certas palavras não se combinam entre si?", ou então, "Porque caderno se chama
caderno e não lápis?". Esse tipo de conhecimento desenvolve nos alunos maior senso crítico,
curiosidade e capacidade de entender a realidade, aspectos fundamentais para o
desenvolvimento de qualquer habilidade.

Palavras-chave


Ensino de língua; Estruturalismo; Saussure.

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ISSN: 2237-8332