APLICATIVO DE TRADUÇÃO GUARUAK: LINGUAGEM, MEMÓRIA E TECNOLOGIA APROXIMANDO POVOS

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Autores

  • Karina Kristiane Vicelli Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS
  • Carmem Silvia Moretzsohn Rocha Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Evandro Luís Souza Falleiros

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Aplicativo de tradução, Guarani, Terena.

Resumo

 O presente artigo apresenta parte dos resultados do projeto Guaruak, um aplicativo de línguas indígenas em desenvolvimento no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Dourados. O termo Guaruak surgiu da aglutinação de guarani e áruak, uma vez que o projeto está construindo um aplicativo móvel com o propósito de preservar e disseminar as línguas indígenas mais faladas na região. As famílias linguísticas tupi-guarani e áruak foram escolhidas porque se referem às etnias guarani, terena e kaiowá, residentes das Reservas Indígenas Jaguapiru, Bororo e Missão Caiuá em Dourados - MS. Para tanto, três docentes pesquisadores, que dominam áreas do conhecimento distintas – linguística, antropologia e informática -, uniram-se para propor a ideia como projeto de iniciação científica.

 

 

Biografia do Autor

Karina Kristiane Vicelli, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Professora EBTT do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul em Dourados

Carmem Silvia Moretzsohn Rocha, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora em Ciência Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Professora EBTT de Sociologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul em Dourados

Evandro Luís Souza Falleiros

Mestre em Ciência da Computação, Professor EBTT do              Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Dourados

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Publicado

22-07-2019

Como Citar

Vicelli, K. K., Rocha, C. S. M., & Falleiros, E. L. S. (2019). APLICATIVO DE TRADUÇÃO GUARUAK: LINGUAGEM, MEMÓRIA E TECNOLOGIA APROXIMANDO POVOS. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 16(16), 10–22. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3522