A educação física escolar no ensino fundamental: pressupostos teóricos de humanização
Visualizações: 592Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Educação Física Escolar (EFE), Educação Humanista.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os pressupostos teóricos que necessitam estar presentes nas práticas da Educação Física Escolar (EFE) no Ensino fundamental, para a formação humanista a partir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Realizando – se uma pesquisa de base qualitativa, com método hipotético dedutivo e documental explicativo. Partindo da hipótese e da descrição do modelo de aprendizagem dos PCNs e evidenciando valores e princípios que se contrapõem às práticas defendidas por muitas abordagens pedagógicas e que foram desenvolvidas em escolas públicas e privadas. Sobretudo na definição dos objetivos aderidos aos conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais, estabelecendo os princípios de inclusão e diversidade sobre os temas transversais de ética, saúde, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo e orientação sexual.