O Livroclip como estratégia multimídia de incentivo à leitura literária.

Francisca Rodrigues Lopes, Elizângela Silva de Souza Moura, Liliane Rodrigues de Almeida Meneses

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa teve como finalidade levantar os tipos de leitura que estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Cruz de Araguaína-TO costumam fazer; como integram ou interagem com o mundo da leitura e como articulam leitura literária e universo midiático. Quanto à natureza, a pesquisa foi aplicada na forma exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se do método e procedimento de pesquisa de campo e tendo como instrumento de coleta de dados o uso de questionário semiestruturado. Os resultados identificaram que o uso de tecnologias em sala de aula, como uma proposta metodológica, representa uma possibilidade pedagógica para estimular a prática de leitura e a formação do leitor literário. Ao final, em atendimento as exigências desta modalidade de Programa de Mestrado, apresenta-se, como contribuição técnica, um catálogo indicativo de links e clipes com sugestões de vídeos e livros de literatura para estimular crianças e jovens a se inserirem no mundo da leitura literária

Palavras-chave


Livroclip; Ensino; Mídias; Literatura

Texto completo:

PDF


ISSN: 2237-8332