O Livroclip como estratégia multimídia de incentivo à leitura literária.
Visualizações: 659Palavras-chave:
Livroclip, Ensino, Mídias, LiteraturaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa teve como finalidade levantar os tipos de leitura que estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Cruz de Araguaína-TO costumam fazer; como integram ou interagem com o mundo da leitura e como articulam leitura literária e universo midiático. Quanto à natureza, a pesquisa foi aplicada na forma exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se do método e procedimento de pesquisa de campo e tendo como instrumento de coleta de dados o uso de questionário semiestruturado. Os resultados identificaram que o uso de tecnologias em sala de aula, como uma proposta metodológica, representa uma possibilidade pedagógica para estimular a prática de leitura e a formação do leitor literário. Ao final, em atendimento as exigências desta modalidade de Programa de Mestrado, apresenta-se, como contribuição técnica, um catálogo indicativo de links e clipes com sugestões de vídeos e livros de literatura para estimular crianças e jovens a se inserirem no mundo da leitura literáriaDownloads
Publicado
22-07-2019
Como Citar
Lopes, F. R., Moura, E. S. de S., & Meneses, L. R. de A. (2019). O Livroclip como estratégia multimídia de incentivo à leitura literária. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 16(16), 23–35. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3535
Edição
Seção
Artigo original