Desafios enfrentados pelos professores auxiliares da rede municipal de ensino no atendimento aos alunos com transtorno do espectro autista
Visualizações: 576Palavras-chave:
Transtorno Autístico, Inclusão Educacional, Capacitação de Professores.Resumo
O autismo é visto como deficiência persistente manifestada na comunicação e interação social, dificuldade de comunicação verbal e não verbal, reciprocidade social e dificuldades em manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. Objetivou-se conhecer as principais dificuldades e os desafios dos professores auxiliares quanto à inclusão do aluno autista no ensino regular básico, bem como analisar como vem sendo feito as qualificações dos profissionais que atuam, direta e indiretamente com estes alunos. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo. Participaram do estudo seis professores auxiliares (APES) que atuam atendendo alunos da educação especial, sendo em sua maioria, mulheres entre 31 e 45 anos. Observou-se que embora haja boa vontade por parte dos professores e auxiliares, que lidam no dia a dia com a inclusão dos alunos autistas, ainda falta muita oferta de qualificação e preparo por parte dos gestores públicos, pois muitas das vezes, professores acabam tendo que gastar do próprio bolso em busca de conhecimento, respostas, métodos, metodologias e até mesmo estruturas para atender a alunos autistas.Downloads
Publicado
28-10-2020
Como Citar
Ozuna dos Santos, C. R., & Grillo, J. P. (2020). Desafios enfrentados pelos professores auxiliares da rede municipal de ensino no atendimento aos alunos com transtorno do espectro autista. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 18(18), 78–89. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3638
Edição
Seção
Artigo original