Desafios enfrentados pelos professores auxiliares da rede municipal de ensino no atendimento aos alunos com transtorno do espectro autista

Autores

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Inclusão Educacional, Capacitação de Professores.

Resumo

O autismo é visto como deficiência persistente manifestada na comunicação e interação social, dificuldade de comunicação verbal e não verbal, reciprocidade social e dificuldades em manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. Objetivou-se conhecer as principais dificuldades e os desafios dos professores auxiliares quanto à inclusão do aluno autista no ensino regular básico, bem como analisar como vem sendo feito as qualificações dos profissionais que atuam, direta e indiretamente com estes alunos. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo. Participaram do estudo seis professores auxiliares (APES) que atuam atendendo alunos da educação especial, sendo em sua maioria, mulheres entre 31 e 45 anos. Observou-se que embora haja boa vontade por parte dos professores e auxiliares, que lidam no dia a dia com a inclusão dos alunos autistas, ainda falta muita oferta de qualificação e preparo por parte dos gestores públicos, pois muitas das vezes, professores acabam tendo que gastar do próprio bolso em busca de conhecimento, respostas, métodos, metodologias e até mesmo estruturas para atender a alunos autistas.

Biografia do Autor

Carlos Rodrigo Ozuna dos Santos, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Professor de matemática e policial militar. Formado em Matemática pela Universidade Anhanguera Uniderp em Mato Grosso do Sul no ano de 2014 e Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFMS. Como professor atendo em aulas particulares, sendo que lecionei no municipio de Campo Grande - MS até o ano de 2017. Como Policial Militar atuo a seis anos no setor de inteligência da Policia Militar de MS, estando lotado atualmento na Secretaria de Segurança Pública do estado. Além disto atualmente trabalho como Diretor de Comunicação Social da Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul.

Jocimara Paiva Grillo, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2017). Pós-graduada em Libras na formação do intérprete, pelo ICPG/SC Libera Limes (2010). Graduada em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Proficiente no uso e interpretação da Libras/Língua Portuguesa, certificada pelo MEC (2006). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico de Português/Libras do IFMS campus Campo Grande. Coordenadora da Educação a Distância do campus Campo Grande de 2014 a 2017.

Downloads

Publicado

28/10/2020

Como Citar

Ozuna dos Santos, C. R., & Grillo, J. P. (2020). Desafios enfrentados pelos professores auxiliares da rede municipal de ensino no atendimento aos alunos com transtorno do espectro autista. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 18(18), 78–89. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3638

Edição

Seção

Artigos