A importância e os impactos da educação empreendedora para alunos dos cursos técnicos integrados de uma Instituição Federal

Autores

  • Elenice Rascopp Mendes Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação, Impactos, Importância, Transformação.

Resumo

Este estudo objetivou analisar os impactos da educação empreendedora para os alunos dos cursos técnicos, de nível médio, integrado em Informática, Mecânica e Eletrotécnica de uma Instituição Federal, considerando a importância da disciplina de empreendedorismo para a sua formação, adoção de uma postura mais empreendedora e também melhorias a serem aplicadas no processo de ensino – aprendizagem. Os alunos que participaram do estudo estão concluindo a disciplina, e a pesquisa foi efetivada através da aplicação de questionários. O estudo demonstrou um cenário promissor em relação à educação empreendedora, pois os alunos a consideram relevante e evidenciaram uma mudança de comportamento e de entendimento em relação ao tema, bem como, aprimoramento de suas características empreendedoras. Pode-se considerar que, apesar de estar no caminho certo, o aperfeiçoamento das metodologias e a aproximação da teoria com a prática deve ser uma busca constante e envolve o comprometimento de todos os atores presentes no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Elenice Rascopp Mendes, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração com Habilitação em Marketing pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná - UNISEP, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FATEC - PR e Mestrado em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo - MG. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul.

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Publicado

10/07/2020

Como Citar

Mendes, E. R. (2020). A importância e os impactos da educação empreendedora para alunos dos cursos técnicos integrados de uma Instituição Federal. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 17(17), 33–50. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3744