Representação do feminino na Graphic MSP Tina, Respeito

Autores

  • Ione Silva Vilela Pícoli Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Rogério de Souza Sérgio Ferreira UFJF

Palavras-chave:

Representação feminina, Graphic MSP, Tina, Respeito.

Resumo

Com a emergência dos discursos feministas e da luta pela igualdade entre os gêneros, autoras têm usado a Literatura e as Histórias em Quadrinhos como espaços onde constroem a figuração das personagens a fim de se representarem e se fazer representadas. A crítica feminista há muito tempo vem discutindo sobre a sub-representatividade e dificuldade de inserção das mulheres nos espaços artísticos e, no caso dos quadrinhos, a história não é diferente. Nesse contexto, pretendemos analisar a personagem Tina, criação de Maurício de Sousa, roteirizada na Graphic MSP Tina, Respeito, pela quadrinista Fefê Torquato. O presente trabalho, portanto, busca observar as representações do feminino inscritas na obra.

Biografia do Autor

Ione Silva Vilela Pícoli, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Letras pelo programa de Pós Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Rogério de Souza Sérgio Ferreira, UFJF

Professor Associado 4 da Universidade Federal de Juiz de Fora – Professor Visitante na UC Santa Barbara, Estados Unidos.

Downloads

Publicado

23/08/2021

Como Citar

Vilela Pícoli, I. S., & Sérgio Ferreira, R. de S. (2021). Representação do feminino na Graphic MSP Tina, Respeito. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 19(19), 60–72. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5746