Pedagogia decolonial: a pretagogia como suporte para uma educação antirracista

Autores

  • Esther Costa Mendonça Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Educação antirracista, currículo, transversalidade.

Resumo

Promover uma abordagem educacional que possibilite um olhar sobre as diversidades é papel da educação contemporânea. Nas últimas décadas, as políticas públicas educacionais têm-se apresentado sensíveis à essa questão e apresentado propostas e orientações que viabilizem esse olhar. No entanto, diante dessas pesperctivas surge a dificuldade do docente em abordar as temáticam em sala de aula. A lei 10.639/03 surgiu para estabelecer diretrizes a fim de incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", contudo não oferece subsídios para essa abordagem, e professores com formação deficiente nesse aspecto sentem dificuldade em como proceder nessa situação. Diante dessa dificuldade a Pretagogia surgiu como alternativa de referencial teórico-metodológico na abordagem das relações étnico-raciais no ambiente escolar. Assim, recorremos à Petit (2015) a fim de compreender o que é e o que propõe a Pretagogia, Petit & Alves (2015) para expôr as suas metodologias e Silva (2019) apresentando o surgimento da Pretagogia.Compreendendo que a educação antirracista urge nas escolas, buscou-se apresentar uma alternativa que oferece suporte para educadoras e educadores interessados em abordar a questão.

Biografia do Autor

Esther Costa Mendonça, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora da rede municipal de Fortaleza-Ceará.Graduanda em Filosofia.
Pedagoga.Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira.Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

BRITO, Deise Santos. (Des)locar, (re)conhecer e (trans)formar: relato de uma experiência referente a abordagem das culturas afro-brasileiras e diaspóricas na prática educativa. Revista de Educação do Cogeime, São Paulo, ano 25, n. 49, jul./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15599/cogeime.v25n49p121-133. Acesso em: 31 mar. 2018.

MEIJER, Rebeca de Alcântara e Silva. Valorização da cosmovisão na escola. Fortaleza: Ed. Appris, 2019.

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Bakhtiniana. Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 184-205, Dec. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 ago. 2020.

RÉGIS, Sávia Augusta Oliveira. Pretagogizando a contação de histórias africanas e afro-brasileiras: caminhos pedagógicos para a construção do pertencimento afro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

SARAIVA, Emmanuel J. A influência africana na cultura brasileira. São Luís: Clube de Autores, 2016.

SILVA, Geranilde Costa e. Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de base africana para a formação de professores/as. Fortaleza: Imprece, 2019.

PETIT, Sandra Haydeé; FARIAS, Maria Kellynia. Pretagogia, pertencimento afro e os marcadores das africanidades: Conexões entre corpos e árvores afroancestrais. In: MACHADO, Adilbência Freire; ALVES, Maria Kellynia Ferreira; PETIT, Sandra Haydeé (org.). Memórias de Baobá II. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 125-145.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afro ancestral e tradição oral: contribuições do legado africano para a implementação da Lei nº 10.639/03. Fortaleza: EdUECE, 2015.

PIRES, Régis Alves. A Pretagogia no cotidiano escolar: contribuições para implementação da Lei Nº 10.639/03. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 29., 2017, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: [s. n.], 2017. p. 2-9.

Downloads

Publicado

25/02/2022

Como Citar

Mendonça, E. C. (2022). Pedagogia decolonial: a pretagogia como suporte para uma educação antirracista. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(20), 133–144. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5888