Concepções de diversidade presentes no Plano Municipal de Educação (PME) do município de Porto Velho/Rondônia

Autores

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Diversidade, Desigualdade.

Resumo

A investigação se propõe a descrever e analisar partes do Plano Municipal de Educação (PME), produzido no percurso da coletividade, considerando também o grau de consistência do documento para o enfrentamento das desigualdades no município de Porto Velho, localizado no estado de Rondônia, na Amazônia brasileira. A problemática da pesquisa se configura em como o PME tem impactado ou não as ações de diversidade no município de Porto Velho. O objetivo da pesquisa foi discutir os elementos do PME de Porto Velho que tratam da diversidade, buscando conhecer as diferentes partes constitutivas de cada meta e estratégia que abordam este tema, verificando se o que foi idealizado no plano atende ao diagnóstico da realidade educacional e a garantia das condições básicas da educação de Porto Velho. Os procedimentos metodológicos foram a Revisão de Literatura e Pesquisa Documental, desenvolvidos com base na análise do PME de Porto Velho. Os resultados indicaram que, embora possa ser observado que durante alguns anos de vigência do plano houve um pequeno crescimento nos números de matrículas e índices de desenvolvimento, ainda assim não é possível afirmar que dentro desse crescimento foram acolhidos os discentes que são pertencentes aos grupos diversos que constam no PME.

Biografia do Autor

Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pedagoga Orientadora do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutor em Educação Sexual. Professor no Programa de Pós-gradução em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Paulo Severino Silva, Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Vilhena

Referências

ABREU, Márcia.; CORDIOLLI, Marcos (Orgs.). O projeto de lei do plano nacional de educação (PNE): projeto em tramitação no congresso nacional. Brasília: Câmara dos Deputados; Comissão de Educação e Cultura, 2011. (Cadernos CEC, 1).

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. O Plano Municipal de Educação: Caderno de Orientações. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_pme_caderno_de_orientacoes.pdf Acesso em 02 mar. 2021.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf . Acesso em 30/07/2021.

CANDAU, Vera Maria. Reformas educacionais hoje na América Latina. In: MOREIRA, António Flavio Barbosa (Org.). Currículo: Políticas e Práticas. 9 ed. São Paulo: Papirus, 1999.

CANDAU, Vera Maria (org.). Somos todos iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: DP&A. 2003.

CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis: RJ: Editora Vozes, 2000.

FNDE/CEFTRU. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e CEFTRU – Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes. Projeto Transporte Escolar Rural – Ano 3 Volume II Caracterização da Demanda: Grupos Minoritários. Universidade de Brasília – UNB, Brasília, 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil na Década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v.24, n. 82, 2003.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. 2ª ed. Manaus: Editora Valer, 2007.

IBGE. Panorama da Educação em Porto Velho. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/porto-velho/panorama Acesso em 10 mar. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira de. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. F. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.23, p.156-168, 2003. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf. Acesso em 10 mar. 2021.

MOREIRA, A. F.; Candau, Vera Maria. Educação escolar e cultura: educação como exercício de diversidade. Brasília, Revista Brasileira de Educação, 2005.

PACIEVITCH, Caroline. Responsabilidade pelo Mundo: utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona. 2012. 285 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250935 Acesso em 21 dez. 2020.

PAIS, José Machado. Cotidiano e Reflexividade. In Educação & Sociedade, vol. 28, n. 98, 2007.

PINTO, Renan Freitas. Amazônia – Viagem das ideias. 3ª ed. Manaus: Editora Valer, 2012

Downloads

Publicado

25/02/2022

Como Citar

Telles, L. C. M. dos S., Mendonça, J. G. R., & Silva, P. S. (2022). Concepções de diversidade presentes no Plano Municipal de Educação (PME) do município de Porto Velho/Rondônia. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(20), 33–52. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/6120