Concepções de diversidade presentes no Plano Municipal de Educação (PME) do município de Porto Velho/Rondônia

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i20.6120

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Diversidade, Desigualdade.

Resumo

A investigação se propõe a descrever e analisar partes do Plano Municipal de Educação (PME), produzido no percurso da coletividade, considerando também o grau de consistência do documento para o enfrentamento das desigualdades no município de Porto Velho, localizado no estado de Rondônia, na Amazônia brasileira. A problemática da pesquisa se configura em como o PME tem impactado ou não as ações de diversidade no município de Porto Velho. O objetivo da pesquisa foi discutir os elementos do PME de Porto Velho que tratam da diversidade, buscando conhecer as diferentes partes constitutivas de cada meta e estratégia que abordam este tema, verificando se o que foi idealizado no plano atende ao diagnóstico da realidade educacional e a garantia das condições básicas da educação de Porto Velho. Os procedimentos metodológicos foram a Revisão de Literatura e Pesquisa Documental, desenvolvidos com base na análise do PME de Porto Velho. Os resultados indicaram que, embora possa ser observado que durante alguns anos de vigência do plano houve um pequeno crescimento nos números de matrículas e índices de desenvolvimento, ainda assim não é possível afirmar que dentro desse crescimento foram acolhidos os discentes que são pertencentes aos grupos diversos que constam no PME.

Biografia do Autor

Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pedagoga Orientadora do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutor em Educação Sexual. Professor no Programa de Pós-gradução em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Paulo Severino Silva, Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Vilhena

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Publicado

25-02-2022

Como Citar

Telles, L. C. M. dos S., Mendonça, J. G. R., & Silva, P. S. (2022). Concepções de diversidade presentes no Plano Municipal de Educação (PME) do município de Porto Velho/Rondônia. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(20), 33–52. https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i20.6120