SCARABAEIDAE PRAGAS EM SUCESSÃO DE SOJA E ALGODÃO EM CAMPO NOVO DOS PARECIS, MT
Visualizações: 731DOI:
https://doi.org/10.32404/rean.v1i1.220Resumo
O Estado de Mato Grosso possui as maiores áreas cultivadas com soja e algodão e face às extensas áreas cultivadas várias são as espécies de pragas que ocorrem, incluindo os coleópteros fitófagos da família Scarabaeidae. Assim, foram desenvolvidos estudos para conhecer as espécies de Scarabaeidae ocorrentes no sistema de sucessão de cultura de soja e algodão em Campo Novo dos Parecis, MT. Para obtenção dos imaturos foram realizadas amostragens em janeiro de 2011, na cultura da soja, em abril na cultura do algodão, em julho quando a área estava em pousio e na cultura da soja em dezembro. Em 2012, as amostragens foram realizadas em janeiro na cultura da soja e em fevereiro e março na cultura do algodão. As larvas amostradas foram levadas para o laboratório de entomologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e criadas até atingirem a fase adulta. Em janeiro, abril, julho e dezembro de 2011, coletaram-se respectivamente, 1,0, 0,0, 0,0 e 0,7 larvas m-2 e em janeiro, fevereiro e março de 2012, 1,0, 0,0 e 0,0 larvas m-2, respectivamente. Os adultos foram identificados como Leucothyreus sp e Leucothyreus aff. ambrosius. Nos estudos realizados na sucessão de soja e algodão, em Campo Novo dos Parecis, Leucothyreus se caracteriza como o principal gênero de Scarabaeidae praga.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos dos artigos e, portanto, são livres para compartilhar, copiar, distribuir, executar e comunicar publicamente o trabalho sob as seguintes condições:
Reconheça os créditos do trabalho da maneira especificada pelo autor ou licenciante (mas não de uma maneira que sugira que você tenha o apoio deles ou que eles apoiem o uso do trabalho deles).
JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE - Revista de Agricultura Neotropical (ISSN 2358-6303) está sob licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-grossense (CEDESU), da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC) conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas e favorece e permite a sua reutilização sob a licença supracitada.
------------
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.