Análise econômica e geração de certificados de redução de emissões em cupuaçuzeiros em Belém, Estado do Pará
Visualizações: 227DOI:
https://doi.org/10.32404/rean.v10i2.7049Palavras-chave:
Cupuaçuzeiro, Certificados de emissão reduzida, Análise econômica, Armazenamento de carbonoResumo
O trabalho teve como objetivo quantificar a biomassa vegetal e analisar o potencial de geração de Certificados de Emissão Reduzida - RCEs na cultura do cupuaçuzeiro. Para efeito de análise econômica, levantaram-se todos os custos e receitas envolvidos na atividade e o fluxo de caixa estimado para um planejamento de 25 anos. A partir do fluxo de caixa foram calculados o Valor Presente Líquido, a Taxa Interna de Retorno e a análise de sensibilidade, variando os níveis das principais variáveis econômicas. O estoque de carbono na plantação de cupuaçuzeiro aos 25 anos era de 14.901 t C ha-1. O estoque de carbono estimado para o plantio de cupuaçuzeiro aos 25 anos foi de 54,68 t C ha-1, o que corresponde a 393 RCEs/ha. Conclui-se que o cupuaçuzeiro é uma cultura capaz de armazenar carbono em sua biomassa por um longo período de tempo.
Referências
(I) Bezerra Neto, E.: Barreto, L. P. 2004. Métodos de avaliação química em plantas. Ufrpe, Recife.
(II) BRASIL/MMA. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. 2002. Critérios de elegibilidade e indicadores de sustentabilidade para avaliação de projetos que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e para a promoção do desenvolvimento sustentável. Brasília: 42 p.
(III) Carmo, C.A.F.S., Tosto, S.G., Alvarenga, A.P., Motta, P.E.F., Kindela, A., Menegueli, N.A., Lima, J.A.S. 2004. Estimativa do estoque de carbono na biomassa de clones de seringueira em solos da Zona da Mata/MG. Embrapa Solos, Rio de Janeiro.
(IV) FACE FOUNDATION. FOREST ABSORBING CARBON DIOXIDE EMISSION. 1994. Annual report. Arnheim: Netherlands. 36 p.
(V) Haites, E., Seres, S. 2004. Estimating the market potential for the clean development mechanism: review of models and lessons learned. PCFplus report, 19.
(VI) Lecocq, F. 2005. State and trends of the carbon market 2004 (No. 44). World Bank Publications. Washington Dc.42p.
(VII) Oliveira Neto, S.N.D., Reis, G.G.D., Reis, M.D.G.F., Neves, J.C.L. 2003. Produção e distribuição de biomassa em Eucalyptus camaldulensis Dehn. Em resposta à adubação e ao espaçamento. Revista Árvore, 27(1), 15-23. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-67622003000100003
(VIII) Rezende, J.L.P.; Oliveira, A.D. 2000. Problemas com o horizonte de planejamento na avaliação de projetos florestais. Revista Árvore, 24(2), 127-134. https://books.google.com.br/books?id=6XWaAAAAIAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&rview=1&lr=/#v=onepage&q&f=false
(IX) Rezende, J.L.P.; Oliveira, A.D. 2001. Análise econômica e social de projetos florestais. Editora Ufv, Viçosa.
(X) SAGRI. SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA DO ESTADO DO PARÁ - Gerência Executiva De Estatística e Mercado Agrícola (Geema). 2018. Levantamento de preço da produção agrícola.
(XI) Santos, M.J.; Rodriguez L.C.E.; Wandelli, E.V. 2002. Avaliação econômica de quatro modelos agroflorestais em áreas degradadas por pastagens na Amazônia Ocidental. Scientia Forestalis, 62, 48-61. http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br:80/handle/123456789/17370.
(XII) Silva, M.L.; Jacovine, L.A.G.; Valverde, S.R. 2002. Economia Florestal. Editora Ufv, Viçosa.
Teixeira, L.B.; Oliveira, R.F. 1999. Biomassa vegetal e carbono orgânico em capoeiras e agroecossistemas no nordeste do Pará. Embrapa Amazônia Oriental, Belém. 21 p. (Boletim de Pesquisa, 6)
Downloads
- pdf (English) 383
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos dos artigos e, portanto, são livres para compartilhar, copiar, distribuir, executar e comunicar publicamente o trabalho sob as seguintes condições:
Reconheça os créditos do trabalho da maneira especificada pelo autor ou licenciante (mas não de uma maneira que sugira que você tenha o apoio deles ou que eles apoiem o uso do trabalho deles).
JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE - Revista de Agricultura Neotropical (ISSN 2358-6303) está sob licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-grossense (CEDESU), da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC) conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas e favorece e permite a sua reutilização sob a licença supracitada.
------------
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.