Estudantes de medicina da UEMS em ação - projeto na comunidade quilombola Tia Eva Maria de Jesus - Campo Grande / MS

Visualizações: 547

Autores

  • Maria Carolina Garbelini UEMS
  • Bianca de Freitas Lamanes UEMS
  • Larissa Marques Fontana UEMS
  • Walmir Silva Garcez UFMS
  • Luzinátia Ramos Soares UEMS

Resumo

No âmbito do projeto “Conhecendo, aprendendo e contribuindo com a comunidade quilombola Tia Eva Maria de Jesus - Campo Grande/MS” foi desenvolvida, por estudantes do Curso de Medicina da UEMS, uma ação em saúde voltada para os cuidados com alimentação saudável e prevenção da hipertensão arterial sistêmica, uma doença crônica que atinge milhares de brasileiros, em especial, os negros. O objetivo desta ação foi a promoção da saúde para melhoria da qualidade de vida dessa comunidade e prevenção de agravos à saúde, a partir de estratégias educativas e investigativas, que permitiram a integração do ensino, da extensão e da pesquisa. Os temas discutidos com a Comunidade basearam-se nas sugestões da população local e da Associação dos Moradores. A metodologia adotada consistiu na identificação de indivíduos hipertensos e com medidas antropométricas e de pressão arterial alteradas seguida da realização de rodas de conversa e palestras dialogadas abordando hábitos alimentares e alimentação saudável, fatores de risco para desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica, classes medicamentosas e medidas não medicamentosas para o controle da pressão arterial. O projeto resultou na melhoria efetiva do conhecimento dos membros da comunidade sobre os temas tratados e das acadêmicas que desenvolveram o projeto, resultando na aquisição de uma visão mais humanizada da atividade médica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Garbelini, UEMS

Acadêmica do Curso de Medicina da UEMS

Bianca de Freitas Lamanes, UEMS

Acadêmica do Curso de Medicina da UEMS.

Larissa Marques Fontana, UEMS

Acadêmica do Curso de Medicina da UEMS.

Walmir Silva Garcez, UFMS

Doutor em Química (USP). Professor do Instituto de Química na UEMS. 

Luzinátia Ramos Soares, UEMS

Possui graduação em Química Bacharelado (1995), Química Licenciatura Plena (2001) e Mestrado em Química (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Química pelo Programa Multi-institucional de Doutorado em Química UFG/UFMS/UFU (2011). É Professora adjunta do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e, atualmente, está cursando Pós-Doutorado no Instituto de Química da UFMS, desenvolvendo projeto na área de Ensino de Química. Tem experiência em pesquisas na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química e busca de substâncias bioativas em plantas aquáticas e terrestres do Cerrado e Pantanal (particularmente das famílias Meliaceae, Fabaceae e Onagraceae). No âmbito das atividades de extensão, coordenou projetos de ações em saúde junto à comunidade quilombola Tia Eva Maria de Jesus - Campo Grande/MS.

Referências

BRASIL. Fundação Cultural Palmares. 2017. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br>. Acesso em: 4 set. 2019.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

______. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base - documento I. Brasília, 2007, 70 p.

FLORES, O. A Educação em Saúde numa Perspectiva Transformadora, in BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base - documento I. Brasília, 2007, p. 7-15.

IBGE. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional de Saúde, 2013.

MALACHIAS, M. V. B, SOUZA, W. K. S. B.; PLAVNIK, F. L.; RODRIGUES, C. I. S.; BRANDÃO, A. A.; NEVES, M. F. T. et al. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Rio de Janeiro, v. 107, n. 3, Supl.3, p.1-83, 2016.

PORTO, C. C. Semiologia médica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

ROCHA, L. C. et al. Relato de experiência sobre projeto realizado com a população negra em uma comunidade quilombola. Caderno de Graduação Ciências Biológicas e de Saúde Unit, Aracaju, v. 5 , n. 1, p. 83-90, 2018.

SAMPAIO, J; SANTOS G. C; AGOSTIN, M.; SALVADOR, A. S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, Supl. 2, p. 1299-1312, 2014.

SANTOS, C. A. B. P. dos. “Eva Maria de Jesus (tia Eva): Memórias de uma comunidade negra. Anuário antropológico, v. I, p. 155-181, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Garbelini, M. C., Lamanes, B. de F., Fontana, L. M., Garcez, W. S., & Soares, L. R. (2020). Estudantes de medicina da UEMS em ação - projeto na comunidade quilombola Tia Eva Maria de Jesus - Campo Grande / MS. BARBAQUÁ, 2(3), 43–50. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/3944

Edição

Seção

Relato de experiência