Estudantes de medicina da UEMS em ação - projeto na comunidade quilombola Tia Eva Maria de Jesus - Campo Grande / MS
Visualizações: 545Resumen
No âmbito do projeto “Conhecendo, aprendendo e contribuindo com a comunidade quilombola Tia Eva Maria de Jesus - Campo Grande/MS” foi desenvolvida, por estudantes do Curso de Medicina da UEMS, uma ação em saúde voltada para os cuidados com alimentação saudável e prevenção da hipertensão arterial sistêmica, uma doença crônica que atinge milhares de brasileiros, em especial, os negros. O objetivo desta ação foi a promoção da saúde para melhoria da qualidade de vida dessa comunidade e prevenção de agravos à saúde, a partir de estratégias educativas e investigativas, que permitiram a integração do ensino, da extensão e da pesquisa. Os temas discutidos com a Comunidade basearam-se nas sugestões da população local e da Associação dos Moradores. A metodologia adotada consistiu na identificação de indivíduos hipertensos e com medidas antropométricas e de pressão arterial alteradas seguida da realização de rodas de conversa e palestras dialogadas abordando hábitos alimentares e alimentação saudável, fatores de risco para desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica, classes medicamentosas e medidas não medicamentosas para o controle da pressão arterial. O projeto resultou na melhoria efetiva do conhecimento dos membros da comunidade sobre os temas tratados e das acadêmicas que desenvolveram o projeto, resultando na aquisição de uma visão mais humanizada da atividade médica.
Descargas
Citas
BRASIL. Fundação Cultural Palmares. 2017. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br>. Acesso em: 4 set. 2019.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
______. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base - documento I. Brasília, 2007, 70 p.
FLORES, O. A Educação em Saúde numa Perspectiva Transformadora, in BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base - documento I. Brasília, 2007, p. 7-15.
IBGE. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional de Saúde, 2013.
MALACHIAS, M. V. B, SOUZA, W. K. S. B.; PLAVNIK, F. L.; RODRIGUES, C. I. S.; BRANDÃO, A. A.; NEVES, M. F. T. et al. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Rio de Janeiro, v. 107, n. 3, Supl.3, p.1-83, 2016.
PORTO, C. C. Semiologia médica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
ROCHA, L. C. et al. Relato de experiência sobre projeto realizado com a população negra em uma comunidade quilombola. Caderno de Graduação Ciências Biológicas e de Saúde Unit, Aracaju, v. 5 , n. 1, p. 83-90, 2018.
SAMPAIO, J; SANTOS G. C; AGOSTIN, M.; SALVADOR, A. S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, Supl. 2, p. 1299-1312, 2014.
SANTOS, C. A. B. P. dos. “Eva Maria de Jesus (tia Eva): Memórias de uma comunidade negra. Anuário antropológico, v. I, p. 155-181, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.