Participação discente em projetos de extensão

impactos na formação do estudante

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.6838

Palavras-chave:

Atividades de Extensão, Formação Discente, Indissociabilidade

Resumo

No presente trabalho, buscou-se identificar, por meio de uma pesquisa qualitativa, possíveis impactos da extensão na formação dos estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande. Para esta pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. As análises foram baseadas nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. Pôde-se perceber que algumas dificuldades permearam questões organizacionais para implementação dos projetos de extensão. Um desafio que se coloca frente aos estudos da presente pesquisa consiste na compreensão do fazer extensionista e em sua concretização, de forma que se promova uma convergência entre instituição e comunidade, por meio de uma relação dialógica. Ressalta-se a importância da busca por uma relação com a comunidade que cumpra, inclusive, os aspectos relativos à responsabilidade social da instituição de ensino. Faz-se necessário, também, que ações extensionistas sejam pauta de reflexão para que haja práticas que contribuam para todos os envolvidos no processo: instituição, estudantes e comunidade externa. Também é preciso promover e divulgar as atividades institucionais de forma a favorecer a participação dos estudantes. O engajamento institucional, assim como os auxílios financeiros, pode contribuir para a formação dos estudantes e colaborar para sua permanência na instituição. 

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Biografia do Autor

Lindayane dos Santos Amorim de Sá, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e é Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Atualmente é auxiliar em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Airton José Vinholi Junior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

É Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação pela UFMS. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz/IOC. Tem experiência em projetos de pesquisa em áreas de Cerrado, Pantanal e Amazônia. É professor de Biologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande. No IFMS, exerceu a função de Pró-Reitor de Extensão de 2016 a 2019; foi Coordenador de Extensão e Relações Institucionais do campus Ponta Porã (2012-2015); foi Conselheiro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2017-2019), foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do campus Campo Grande (2020) e é membro suplente da Comissão de Ética do IFMS (Triênio 2020-2023). É docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ambos do IFMS. Também é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências da UFMS, onde é integrante do colegiado do referido Programa. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde (Fiocruz/IOC). Tem experiência no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), Modelagem Didática, Tecnologias Assistivas aplicadas ao Ensino de Ciências e Educação Ambiental no contexto formal de ensino.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

Amorim de Sá, L. dos S., & Vinholi Junior, A. J. (2023). Participação discente em projetos de extensão: impactos na formação do estudante. BARBAQUÁ, 5(9), 8–22. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.6838

Edição

Seção

Artigos