Participação discente em projetos de extensão
impactos na formação do estudante
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https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.6838Palavras-chave:
Atividades de Extensão, Formação Discente, IndissociabilidadeResumo
No presente trabalho, buscou-se identificar, por meio de uma pesquisa qualitativa, possíveis impactos da extensão na formação dos estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande. Para esta pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. As análises foram baseadas nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. Pôde-se perceber que algumas dificuldades permearam questões organizacionais para implementação dos projetos de extensão. Um desafio que se coloca frente aos estudos da presente pesquisa consiste na compreensão do fazer extensionista e em sua concretização, de forma que se promova uma convergência entre instituição e comunidade, por meio de uma relação dialógica. Ressalta-se a importância da busca por uma relação com a comunidade que cumpra, inclusive, os aspectos relativos à responsabilidade social da instituição de ensino. Faz-se necessário, também, que ações extensionistas sejam pauta de reflexão para que haja práticas que contribuam para todos os envolvidos no processo: instituição, estudantes e comunidade externa. Também é preciso promover e divulgar as atividades institucionais de forma a favorecer a participação dos estudantes. O engajamento institucional, assim como os auxílios financeiros, pode contribuir para a formação dos estudantes e colaborar para sua permanência na instituição.
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