Cineclube UEMS - cinema e educação

Uma experiência de extensão com projeção e discussão de filmes

Visualizações: 10

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8993

Palavras-chave:

cinema, educação, escola, mediação fílmica

Resumo

O texto apresenta o desenvolvimento do projeto Cineclube UEMS: cinema e educação (2021-2024), que teve como objetivo dar continuidade às ações do Cineclube na Unidade Universitária de Campo Grande, pretendendo alcançar acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, comunidade externa e alunos e professores de escolas públicas de Campo Grande. A dinâmica presencial do Cineclube consistiu na projeção e discussão de filmes. Em período pandêmico, o público foi ampliado, e os encontros serviram para a discussão dos filmes, assistidos anteriormente pelos participantes. A projeção e discussão dos filmes também foi feita nas escolas visitadas, nas quais foram realizadas oficinas de sensibilização sobre a línguagem cinematográfica. Os filmes escolhidos abarcaram temas sociais relevantes, versaram sobre a relação entre cinema e educação, elegendo a escola como lócus privilegiado de reflexão, e abrindo margem para a compreensão dos dispositivos estéticos do cinema-arte, na contramão de filmes comerciais. Fizeram parte da lista diferentes produções, de gêneros e formatos variados (curta, média e longa-metragem), dos mais diversos países. Como resultados, observou-se, ao longo de três anos, o interesse constante do público interno e externo nas ações, maior compreensão da linguagem audiovisual pelo público-alvo, estimulando trabalhos na graduação e no mestrado sobre o tema, convites para estender o projeto a algumas escolas do município, replicação do projeto Cineclube UEMS em mobilidade de extensão internacional em Angola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Soares da Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Docente da graduação em Letras e Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Keyla Andrea Santiago Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente da graduação em Pedagogia e Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Líder do grupo de pesquisa GECCAE  (Grupo de Estudos Críticos em Cultura, Arte e Educação.

Referências

ADORNO, T. W. A arte e as artes: primeira introdução à teoria estética. Tradução de Rodrigo Duarte. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2018.

ALVARENGA, N.; SOTOMAIOR, G. O cineasta como produtor. In: PERNISA, C. et al. (org.). Walter Benjamin: imagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DUARTE, R. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

RIBEIRO, P. Convite à leitura do texto fílmico no contexto educacional. In: RIBEIRO, P. R.; QUEIROZ, F. D. DE; RODRIGUES, L. A.; FURTADO, R. M. M. (org.). Cinema e forma-ção: concepções estéticas e pedagógicas. 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 2021. v. 1, p. 239-247.

TEIXEIRA, I. A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

TEIXEIRA, I. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Costa, L. S. da, & Oliveira, K. A. S. (2024). Cineclube UEMS - cinema e educação: Uma experiência de extensão com projeção e discussão de filmes. BARBAQUÁ, 6, e8993. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8993