Cineclube UEMS - cinema e educação
Uma experiência de extensão com projeção e discussão de filmes
Visualizações: 10DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8993Keywords:
cinema, educação, escola, mediação fílmicaAbstract
O texto apresenta o desenvolvimento do projeto Cineclube UEMS: cinema e educação (2021-2024), que teve como objetivo dar continuidade às ações do Cineclube na Unidade Universitária de Campo Grande, pretendendo alcançar acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, comunidade externa e alunos e professores de escolas públicas de Campo Grande. A dinâmica presencial do Cineclube consistiu na projeção e discussão de filmes. Em período pandêmico, o público foi ampliado, e os encontros serviram para a discussão dos filmes, assistidos anteriormente pelos participantes. A projeção e discussão dos filmes também foi feita nas escolas visitadas, nas quais foram realizadas oficinas de sensibilização sobre a línguagem cinematográfica. Os filmes escolhidos abarcaram temas sociais relevantes, versaram sobre a relação entre cinema e educação, elegendo a escola como lócus privilegiado de reflexão, e abrindo margem para a compreensão dos dispositivos estéticos do cinema-arte, na contramão de filmes comerciais. Fizeram parte da lista diferentes produções, de gêneros e formatos variados (curta, média e longa-metragem), dos mais diversos países. Como resultados, observou-se, ao longo de três anos, o interesse constante do público interno e externo nas ações, maior compreensão da linguagem audiovisual pelo público-alvo, estimulando trabalhos na graduação e no mestrado sobre o tema, convites para estender o projeto a algumas escolas do município, replicação do projeto Cineclube UEMS em mobilidade de extensão internacional em Angola.
Downloads
References
ADORNO, T. W. A arte e as artes: primeira introdução à teoria estética. Tradução de Rodrigo Duarte. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2018.
ALVARENGA, N.; SOTOMAIOR, G. O cineasta como produtor. In: PERNISA, C. et al. (org.). Walter Benjamin: imagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DUARTE, R. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
RIBEIRO, P. Convite à leitura do texto fílmico no contexto educacional. In: RIBEIRO, P. R.; QUEIROZ, F. D. DE; RODRIGUES, L. A.; FURTADO, R. M. M. (org.). Cinema e forma-ção: concepções estéticas e pedagógicas. 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 2021. v. 1, p. 239-247.
TEIXEIRA, I. A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
TEIXEIRA, I. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Lucilene Soares da Costa, Keyla Andrea Santiago Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.