Núcleo de ensino de Línguas: compromisso com a demanda social e formação de professores e pesquisadores
Visualizações: 520Abstract
Este artigo, que integra o número introdutório da Revista Barbaquá de Extensão e Cultura, objetiva apresentar o Projeto de Extensão “Núcleo de Ensino de Línguas” (NEL), vigente desde o ano de 2013 na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. O NEL foi pensado e concebido por professores efetivos da área de Letras, com larga experiência no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras – inglês, espanhol e francês –, tendo duas principais justificativas. Primeiramente, constatou-se a ausência de um projeto, nesta Universidade, voltado para uma demanda social crescente por cursos de línguas estrangeiras, a exemplo do que ocorre em Instituições de Ensino Superior em nível local e nacional. Nesse sentido, a realização do projeto também visa a contribuir para o papel de protagonismo da UEMS no que se refere à produção e circulação do conhecimento no estado de Mato Grosso do Sul. A criação do projeto também foi motivada pela oportunidade de iniciar jovens professores, acadêmicos da UEMS, nas atividades de ensino e pesquisa, constituindo-se, desse modo, um laboratório de experiências didáticas e de pesquisa, no âmbito dos projetos desenvolvidos no curso de Letras da UEMS de Campo Grande. Na Introdução, são expostos o histórico do projeto e seu funcionamento; na seção Métodos, são apresentados seus fundamentos teóricos e metodológicos, seguidos dos Resultados, que fornecem dados estatísticos sobre o impacto do NEL na comunidade interna e externa. Enfim, um espaço é reservado para discutir os desdobramentos futuros do projeto.
COMPROMISSO COM A DEMANDA SOCIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PESQUISADORES
Downloads
References
BRASIL. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRASIL. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1998.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Colecção: Perspectivas Actuais/Educação Porto, Portugal:
Edições Asa, 2001.
MATO GROSSO DO SUL. Anexo I da Deliberação CECA/CEPE-UEMS nº 4, de 10 de março de 2016. Aprova a Política da Extensão Universitária e a normatização das ações de Extensão no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, n. 9.129, 21 mar. 2016, p. 8-13. Disponível em: http://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO9129_21_03_2016. Acesso em 21/03/2016.
DE CARLO, M. L’interculturel. Paris : Clé International, 1998.
MENDES, E. “A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação ‘entreculturas”. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. (orgs.). Lingüística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, p. 119-139, 2007.
MOITA-LOPES, L. P. Oficina de lingüística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 1996.
MOTA, K.; SCHEYERL, D. “Incluindo as diferenças, resgatando o coletivo: novas perspectivas multiculturais no ensino de línguas estrangeiras”. In:___________. Recortes Interculturais na Sala de Aula de Línguas Estrangeiras. Salvador: Editora da UFBA, p. 35-54, 2004.
PARAQUETT, M. “O papel que cumprimos os professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil”. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: Diálogos Interamericanos, n° 38, p. 123-137, 2009.
UEMS. RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 1.645. 24 DE MAIO DE 2016. Disponível em: http://www.uems.br/assets/uploads/proec/divisao_extensao/1_2016-11-29_16-28-28.pdf. Acesso em 10/01/2017.
WOLTON, D. “Mondialisation, diversité culturelle, démocratie”. Synergies Brésil, numéro spécial 1. “Politiques publiques et changements en éducation : pour un enseignement réciproque du portugais et du français”. São Paulo: Humanitas, p. 13-20, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.