Ações educativas de enfermagem para idosos com presbiacusia

Visualizações: 616

Authors

Abstract

A perda da audição que se relaciona com a idade do indivíduo é definida como prejuízo auditivo relacionado a vários tipos de disfunções auditivas. A presbiacusia no idoso é um fenômeno com alta prevalência na população, podendo levar a dificuldade na comunicação oral e interação familiar e social. O objetivo da atividade de extensão foi promover o conhecimento sobre a presbiacusia para os alunos da Universidade Aberta à Melhor Idade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UNAMI-UEMS). A metodologia utilizada foi de aulas expositivas, explicitando o tema e sanando dúvidas, rodas de conversas buscando melhores formas de trabalho e avaliando o conhecimento prévio, metodologias ativas como atividades lúdicas, brincadeiras e canto, mostra do funcionamento auditivo, utilização de vídeos e banners com informações pertinentes ao assunto, além de avaliação dos conhecimentos adquiridos ao final das atividades através de avaliação escrita. Como resultado, a ação proporcionou mais conhecimento sobre a presbiacusia aos 31 idosos da UNAMI-UEMS, fazendo com que esses se interessassem pelo assunto. Registra-se benefícios em relação a resolução de dúvidas que os idosos possuíam sobre o tema ministrado. Foi realizada a identificação do conhecimento prévio e das dúvidas em relação ao tema ministrado na aula através de rodas de conversa. Dentro das avaliações verbais feitas pelos alunos ao final das aulas, concluiu-se que foram atividades positivas e proveitosas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CARDOSO, M. C. A. F. Sistema estomatognático e envelhecimento: associando as características clínicas miofuncionais orofaciais aos hábitos alimentares. 2010. 182 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) – Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2010.

CIOSAK, S. I; BRAZ, E; COSTA, M. F. B. N. A; NAKANO, N. G. R; RODRIGUES, J; ALENCAR, R. A; ROCHA, A. C. A. L. Senescência e senilidade: novo paradigma na Atenção Básica de Saúde. Revista da escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 1763-1768, novembro, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000800022>

COSTA, I. P; COSTA, S. P; PIMENTA, C. J; LIMA, R. F; BRITO, M. J. M. A importância das atividades lúdicas para a saúde mental do idoso institucionalizado: um relato de experiência. In: II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, 2., 2017, Campina Grande, Anais. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/conbracis/trabalhos/TRABALHO_EV071_MD1_SA4_ID775_15052017221506.pdf>

DAWALIBI, N. W; ANACLETO, G. M. C; WITTER, C; GOULART, R. M. M; AQUINO, R. C. Envelhecimento e qualidade de vida: análise da produção científica da SciELo. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 30, n. 3, p. 393-403, julho-setembro, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v30n3/v30n3a09.pdf>

FERREIRA, H. G; BARHAM, E. J. O envolvimento de idosos em atividades prazerosas: Revisão de literatura sobre instrumentos de aferição. Revista Brasileira de geriatria e gerontologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 579-590, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v14n3/v14n3a17.pdf>

FERREIRA, O. G. L; MACIEL, S. C; COSTA, S. M. G; SILVA, A. O; MOREIRA, M. A. S. P. Envelhecimento ativo e sua relação com a independência funcional. Texto Contexto, Florianópolis, v. 21, n. 3, julho-setembro, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300004#1a>

FLEURI, A. C. P; ALMEIDA, A. C. S; DINIZ, A. J; MAGALHÃES, L. A. D; FERREIRA, L. H. C; PRATA, M. T. M; MOURA, R. M; HORTA, N. C. Atividades lúdicas com idosos institucionalizados. Revista enfermagem revista, v. 16, n. 1, janeiro-abril, 2013. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/13018>

GUARISCO, L. P. C; DALPUBEL, D; LABANCA, L; CHAGAS, M. H. N. Percepção da perda auditiva: utilização da escala subjetiva de faces para triagem auditiva em idosos. Ciência e Saúde Coletiva, São Paulo, v. 22, n. 11, p. 3579-3588, 2017. Disponível em: <https://www.scielosp.org/pdf/csc/2017.v22n11/3579-3588/pt>

MARTINS, S. A. A; BASSI, I; MANCINI, P. C. Perfil audiológico de idosos submetidos à reabilitação vestibular. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 3, maio-junho, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300819>

MATIAZZI, A. L; BIAGGIO, E. P. V; GRESELE, A. D. P; COSTA, M. J. Estudo da avaliação audiológica e triagem da função cognitiva em idosos institucionalizados com suspeita de pera auditiva. Distúrbios na comunicação, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 734-742, dezembro, 2014. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/20359>

MENESES, R. M. V; CARVALHO, R. F; SANTOS, A. P. O. B. S; ALMEIDA, J. A. V; MEDEIROS, A. T. N. Ações educativas para a terceira idade. Revista da rede de enfermagem do Nordeste, v. 14, n. 2, p. 417-427, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3403>

PAIVA, K. M. Deficiência auditiva referida e condições de saúde de idosos: um estudo de base populacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo.

RIBAS, A; KOZLOWSKI, L; ALMEIDA, G; MARQUES, J. M; SILVESTRE, R. A. A; MOTTECY, C. M. Qualidade de vida: comparando resultados em idosos com e sem presbiacusia. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 353-362, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v17n2/1809-9823-rbgg-17-02-00353.pdf>

RIBAS, T. M; PENTEADO, R. Z; ZAPATA, M. T. A. G. Qualidade de vida relacionada à voz: impacto de uma ação fonoaudiológica com professores. Revista CEFAC, São Paulo, v. 16, n.2, mar/abr, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v16n2/1982-0216-rcefac-16-2-0554.pdf>

RODRIGUES, N. O; NERI, A. L. Vulnerabilidade social, individual e programática em idosos da comunidade: dados do estudo FIBRA, Campinas, SP, Brasil. Revista Ciências & Saúde Coletiva, Campinas, v. 17, n. 8, p. 2129-2139, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000800023>

ROSIS, A. C; SOUZA, M. R; IÓRIO, M. C. Questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderly - Screening version (HHIE-S): estudo da sensibilidade e especificidade. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 339-345, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300009&lng=en>

SAMPAIO, C. F; GUEDES, M. V. C. Processo de enfermagem como estratégia no desenvolvimento de competência para o autocuidado. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 25, n. 2, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002012000900015&script=sci_arttext&tlng=pt>

SOUZA, J. A; SALES, S. S; ALMEIDA, L. A. L; NÓBREGA, M. F. Atenção à saúde da pessoa idosa com presbiacusia: Uma revisão integrativa de literatura. Congresso internacional de envelhecimento humano, v. 2, n. 1, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/cieh/trabalhos/TRABALHO_EV040_MD4_SA4_ID3322_28082015191356.pdf>

SOUSA, M. G. C; RUSSO, I. C. P. Audição e percepção da perda auditiva em idosos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 2, p. 241-246, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsbf/v14n2/16.pdf>

Published

2020-04-30

How to Cite

Hetzel, J. do A., & Alvarenga, M. R. M. (2020). Ações educativas de enfermagem para idosos com presbiacusia. BARBAQUÁ, 1(2), 23–35. Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/3787

Most read articles by the same author(s)