Identidade profissional docente e autoconhecimento: uma proposta da psicologia para a formação continuada de profissionais da educação
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O processo de formação docente é permeado pelo contexto social, econômico, histórico e se estende por todo o tempo de atuação. Desse modo, entende-se a importância de se desenvolver uma identidade profissional docente e o autoconhecimento. O trabalho descrito busca discorrer sobre a realização de um projeto desenvolvido com gestores da rede pública de ensino da cidade de Uberaba/MG.Foram propostos encontros que tinham como foco temático: desenvolvimento humano, emoções, relações interpessoais e estresse. Buscou-se nos primeiros três encontros fortalecer nos gestores o senso de compreensão de suas humanidades, fraquezas, singularidades e, sobretudo, a capacidade de entender que seus processos de desenvolvimento pessoal incidem diretamente sobre as condições profissionais. Discutiu-se nos encontros, quarto e quinto, a empatia nos contextos educacionais, a importância das relações interpessoais e a identificação desse outro que também possui uma rotina para além do trabalho. E no sexto encontro, levantou-se os aspectos que constituem a identidade docente como um sistema relacional de influências e possibilidades. Foi possível observar o desenvolvimento de uma ação reflexiva, momentos de embates, de respeito, de acolhida e de construção, resultando em um processo de autoconhecimento. Entende-se que os resultados apontaram para a importância de se pensar a formação e a identidade profissional docente, abrindo-se para a interdisciplinaridade e tendo como foco o sujeito em construção. Acredita-se na transformação da educação, em que o processo ensino aprendizagem seja de fato um sistema de responsabilidade social que abrace o sujeito em sua individualidade e contribua para o desenvolvimento de suas potencias e habilidades.
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