Ações desenvolvidas na liga de sexualidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2021
Visualizações: 290DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e7375Keywords:
Extensão Universitária, Sexualidade, InterdisciplinaridadeAbstract
A Liga de Sexualidade é um programa de extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro baseado no tripé universitário que envolve ações de ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho objetivou apresentar a liga pela descrição de atividades realizadas de maneira remota em 2021. Nesse ano, a liga realizou dois eventos: um foi integrado ao V Simpósio Introdutório, junto à II Jornada Científica; o outro foi a V Semana de Sexualidade. Com relação ao ensino, o foco incidiu nas aulas abertas com integrantes da liga e da comunidade externa divulgadas pelas mídias sociais. Quanto à pesquisa, os alunos extensionistas desenvolveram levantamentos bibliográficos relacionados às áreas de estudos de gênero e sexualidade. E no que se refere à extensão, foram realizadas duas atividades: o grupo “TransPosição”, destinado a pessoas que se identifiquem com a transgeneridade; e o “Grupo de discussão sobre violências e vulnerabilidades na escola”, destinado a estudantes do ensino fundamental de escola pública. Desse modo, a Liga da sexualidade proporcionou a construção e a ressignificação de numerosos conhecimentos, abarcando membros das comunidades interna e externa, reforçando a importância da integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão e apontando a possibilidade de realizar ações no formato híbrido.
Downloads
References
BATISTA, G. M.; TRINDADE, T. C.; RAMBO, E. G. O histórico da psicologia institucional e as contribuições da escuta psicanalítica em espaços não-clínicos. Trabalhos de Conclusão de Curso - Faculdade Sant’Ana, [s. l.], 2022. Disponível em: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2186. Acesso em: 20 dez. 2023.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CAVALCANTE, A. S. P. et al. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 42, n. 1, p. 199-206, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081
CORTEZ, T. O indissociável tripé ensino, pesquisa e extensão na formação do profissional jurista apto a atuar nas demandas sociais. Revista Estudantil Manus Iuris, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 43-49, 2020. DOI: 10.21708/issn2675-8423.v1i1r9474.2020. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/rmi/article/view/9474. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.21708/issn2675-8423.v1i1r9474.2020
CRENSHAW, K. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 171-188, jan. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011
GRAÇAS, A. F. Educação híbrida em tempos de pandemia os desafios encontrados na perspectiva de aulas não presenciais. In: CONEDU — CONEDU EM CASA, 7., 2021. Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande, PB: Realize. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80423. Acesso em: 12 ago. 2022.
COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO EM PSICOLOGIA, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL. CRP-MG, [20--]. Disponível em: https://crp04.org.br/o-conselho/comissoes-e-gts/comissao-de-psicologia-genero-e-diversidade-sexual. Acesso em: 12 ago. 2022.
FIRMINO, F. H.; PORCHAT, P. Feminismo, identidade e gênero em Judith Butler: apontamentos a partir de “problemas de gênero”. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 51-61, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10819. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10819. Acesso em: 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10819
HIRATA, H. Gênero, classe e raça: interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo social, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 61–73, 2014.
LIGA DE SEXUALIDADE. Relatório final. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Uberaba: UFTM, 2020. Acervo da Liga Acadêmica de Sexualidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da covid-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=395364604013. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
MENDES, W. G.; SILVA, C. M. F. P. Homicídios da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros (LGBT) no Brasil: uma análise espacial. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], 2020. Disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/homicidios-da-populacao-de-lesbicas-gays-bissexuais-travestis-transexuais-ou-transgeneros-lgbt-no-brasil-uma-analise-espacial/17498?id=17498. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.33672019
MORAES, A. N. D.; SILVA, G. S. N. Travestis e o cuidado humanizado em saúde. Revista da Abordagem Gestalt, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 175-187, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672020000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.18065/2020v26n2.5
MOURA, M. S. S.; GIANNELLA, V. A arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 9-24, 2017. DOI: 10.5216/teri.v6i1.40739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/40739. Acesso em: 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739
PEREIRA, B. C. J. Sobre usos e possibilidades da interseccionalidade. Civitas - Revista de Ciências Sociais, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 445-454, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.3.40551
RIOS, M. V.; SILVA NETO, W. M. F. A história da liga de sexualidade (LIS/UFTM-2010-2020). Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.5965/259464120701202337. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23597. Acesso em: 19 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/259464120701202337
SANTOS, K. D. A.; CALDAS, C. M. P.; SILVA, J. P. Covid-19 pandemy, mental Health, social Support and sense of life in teachers. SciELO Preprints, 2022. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.3575. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3575. Acesso em: 12 ago. 2022.
SOUZA, L. S.; NOGUCHI, C. S.; ALVARES, L. B. Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 10, n. 1, p. 237-251, abr. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072019000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p237
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Proext. Uberaba, MG: UFTM, [20--?]. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/proext. Acesso em: 12 ago. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Edital PIBEX 1/2019 - vigência 2020: formulário-síntese da proposta — SIGPROJ. Uberaba, MG: UFTM, 2019. Acervo da Liga Acadêmica de Sexualidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Monize Villega Rios, Amora de Faria
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.