Ação continuada em práticas assistivas e sociais

para além das limitações

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9018

Keywords:

plataformas digitais assistivas, pessoas com necessidades especiais, tecnologia assistiva

Abstract

Com ênfase em desenvolvimento de aplicativos e ferramentas digitais de acessibilidade, bem como em teorias e práticas educativas discutidas no âmbito acadêmico do curso de graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Jardim, as atividades desenvolvidas no projeto foram pensadas para ampliar as pautas da política pública para as pessoas com deficiência. Dessa forma, o projeto oportunizou ganhos na formação teórica dos acadêmicos da UEMS/Jardim, além de beneficiar a integração de gestores municipais, sociedade civil, escolas e instituições que lidam com pessoas com deficiência no debate proposto no tema geral, fortalecendo a participação cidadã como marco regulatório da organização da sociedade brasileira frente às intervenções e ações referentes à inclusão social.

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Author Biographies

Anailton Souza Gama, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

É Doutor em Letras na Linha de Pesquisa Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto e Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016); é Mestre em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009); é Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999) e possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na instituição em que atua, É editor e diagramador de livros. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. É pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. Possui artigos publicados em revistas especializadas além de capítulos de livros. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados.

Marilvani Chaves Miranda, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

É Bacharel em Turismo - ênfase em Ambientes Naturais pela UEMS. Guia de Turismo - pelo SENAC-RS. Categoria: Excursão Nacional - Brasil / América do Sul/ Guia Regional/MS Com cadastro no CADASTUR. Ministrou aulas nos Cursos Técnicos em Meios de Hospedagem e Guia de Turismo ambos ofertados pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul em Jardim-MS. Ministrou aulas no Curso Técnico para Pizzaiolo - com o intuito de explicar a gastronomia ligada ao Turismo, ofertado pelo SENAC em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim-MS. É Habilitada para Educação Infantil e Séries Iniciais - Curso Técnico ofertado pelo governo do Estado em Jardim-MS. Cursa Pós Graduação no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS - intitulada Especialização em Docência para Educação Científica, Profissional e Tecnológica em Jardim-MS. Atualmente é estudante de graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É bolsista em Projeto de Ensino e Monitoria.

Apoliâna Domingues Anastácio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui Ensino Médio pela Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino(2021). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É acadêmica do Curso de Letras com Habilitacão Portugues e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É bolsista em Projeto de Ensino e Monitoria.

Diogo Fernandes Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmico do Curso de Letras Hab. Português e Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Jardim-MS. Bolsista de Projeto de Ensino.

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Published

2024-12-12

How to Cite

Gama, A. S., Miranda, M. C., Anastácio, A. D., & Souza, D. F. (2024). Ação continuada em práticas assistivas e sociais: para além das limitações. BARBAQUÁ, 6, e9018. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9018