Relato de experiência: promovendo saúde em crianças indígenas através de atividades lúdicas

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Autores/as

  • Adriana Luiz de Lima Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliadja Raiany Freire de Moura Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eloi Teixeira Roza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Izabela dos Santos Barbosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Natália Barbosa Mendes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Raissa Nogueira Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Thamires Durans Corrêa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Erika Kaneta Ferri Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumen

Brincar é essencial ao desenvolvimento infantil saudável, mas em caso de doença e internação, a criança é privada disso. As brinquedotecas em instituições de saúde constituem um espaço lúdico que busca estimular o brincar e a vazão de sentimentos, mesmo em meio ao processo de adoecimento. Alunos de medicina da UEMS atuaram em um projeto de extensão realizado na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) de Campo Grande – MS objetivando desenvolver atividades lúdicas com as crianças indígenas da instituição, de modo a trabalhar os sentimentos dessas, bem como favorecer a elas um espaço de lazer e diversão, produzindo benefícios à saúde dessa comunidade. O projeto (2016-2018) foi composto de duas fases: reconhecimento da CASAI - infraestrutura, população usuária, equipe profissional e fluxo de atendimento - e prática recreativa e realização de entrevistas com indígenas idosos para o levantamento das brincadeiras existentes na infância desses. Indígenas com idade superior a 60 anos das etnias Terena e Kadiwéu relataram as brincadeiras antigas pertencentes a seus universos recreativos e as principais diferenças observadas ao compará-las às atuais. As atividades de lazer realizadas com crianças das etnias Terena, Kadiwéu, Guarani e Kaiowá, abrangeram desenhos e pinturas, dinâmicas com balões, montagem de objetos com palitos, dobraduras de papel, jogos de tabuleiros e quebra-cabeças, estimulando interação, criatividade, imaginação e raciocínio lógico. A experiência permitiu aos alunos oportunidades de intercâmbio e valorização da cultura indígena, sendo proposta a construção deste relato de experiência a fim de divulgar à comunidade acadêmica e sociedade civil as atividades desenvolvidas.

 

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Biografía del autor/a

Adriana Luiz de Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Medicina pela UEMS.

Eliadja Raiany Freire de Moura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Medicina pela UEMS.

Eloi Teixeira Roza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Medicina pela UEMS.

Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Medicina pela UEMS.

Izabela dos Santos Barbosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Medicina pela UEMS.

Natália Barbosa Mendes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Medicina pela UEMS.

Raissa Nogueira Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Medicina pela UEMS.

Thamires Durans Corrêa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Medicina pela UEMS.

Erika Kaneta Ferri, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é docente do Curso de Medicina da UEMS. 

Citas

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Publicado

2020-12-02

Cómo citar

de Lima, A. L., Freire de Moura, E. R., Teixeira Roza, E., Mongenot Santana Milhomem Santos, G., dos Santos Barbosa, I., Barbosa Mendes, N., … Kaneta Ferri, E. (2020). Relato de experiência: promovendo saúde em crianças indígenas através de atividades lúdicas. BARBAQUÁ, 2(4), 78–86. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1930

Número

Sección

Relato de experiência