Contribuição da extensão universitária na melhoria da qualidade da alimentação servida em instituição de longa permanência para idosos em Naviraí - MS

Visualizações: 516

Autores/as

Resumen

A extensão universitária é uma ação da universidade junto à comunidade, possibilitando o compartilhamento do conhecimento, adquirido por meio do ensino e pesquisa, à comunidade externa, cumprindo seu papel de responsabilidade social junto à sociedade. Nesse contexto, esse trabalho objetivou o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos na universidade para prestação de serviços à comunidade, por meio de ações que visam à melhoria da qualidade da alimentação servida aos idosos em instituição de longa permanência (asilo) em Naviraí-MS. Inicialmente, realizou-se um levantamento mediante a aplicação de um questionário aos manipuladores de alimentos e de uma lista de verificação (checklist), para um diagnóstico das condições de higiene no preparo de alimentos. As ações realizadas a partir dessa pesquisa foram a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e manipulação dos alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), realizados juntamente com os manipuladores de alimentos da instituição; a implantação de um caderno de registro para entrada de doações; treinamento e capacitação dos manipuladores de alimentos com relação às BPF e POPs. Verificou-se, a partir do diagnóstico inicial, em torno de 50% de não conformidades em relação à higiene dos utensílios, equipamentos, manipuladores e armazenamento dos alimentos. Dessa forma, a implantação das BPF e dos POPs impactou positivamente na higiene, apresentando grande melhoria na organização e no armazenamento dos alimentos a partir de seus prazos de validade, da criação de um sistema de registro de doações de alimentos, da adequação da técnica de limpeza e sanitização dos vegetais, da refrigeração de alimentos separados por tipos, entre outros. Pode-se concluir que as ações desenvolvidas contribuíram significativamente para a melhoria da qualidade dos alimentos e refeições servidas aos idosos da instituição, correspondendo de forma indireta para a manutenção da saúde de todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Eulália Felix Wanderley, Universidade estadual do Mato Grosso do sul

Graduanda em Engenharia de Alimentos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Naviraí/MS.

Pedro Paullo Alves dos Santos, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduando em Engenharia de Alimentos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Naviraí/MS.

Silvia Benedetti, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Naviraí. Doutora em Engenharia de Alimentos pela UFSC.

 

Citas

BAKER H. Nutrition in theelderly: An overview. Geriatrics, v. 62, n.7, p. 28-31, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº216, de 15 de setembro de 2004. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto nº 9.921, de 18 de julho de 2019. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2019.

CAMPOS, M. A. G. et al. Estado nutricional e fatores associados em idosos. Revista de Associação Médica Brasileira, v. 52, n. 4, p. 214-221, 2006.

CAMPOS, M. T. F. S.; COELHO, A. I. M. Alimentação saudável na terceira idade: estratégias úteis. 2. ed. Viçosa: Ed. UFV, 2005. 13 p.

FERREIRA, A. C.; PAES. S. N. D.; NASCIMENTO, K. O. Aspectos higiênico-sanitários da cozinha de uma instituição de longa permanência para idosos. Revista Nutrição Brasil, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 23-31, 2019.

FIGUEIREDO, E. C.; VIEIRA, R. B.; FONSECA, K. Z. Um novo olhar sobre a capacitação de manipuladores de alimentos. Revista Funec Científica-Nutrição, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 57-67, 2014.

HENNINGTON, E. A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, n. 1, 2005.

LIMA, A. M. M.; SILVA, H. S.; GALHARDONI, R. Envelhecimento bem-sucedido: trajetórias de um constructo e novas fronteiras. Interface, v. 12, n. 27, p. 795-807, 2008.

LIMA, T. J. V. de et al. Humanização na atenção à saúde do idoso. Saúde Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 866-877, 2010.

MARUTTI, G.; ROSANELI, C. F.; MONTEIRO, A. R. G. Percepção dos comerciantes de alimentos sobre boas práticas de fabricação, numa feira-livre do município de Floresta. Revista Higiene Alimentar, v. 22, p. 166-167, 2008.

MONTEIRO, M. A. M.; MAIA, I. C. M. P. Perfil alimentar de idosos em uma instituição de longa permanência de Belo Horizonte-MG. Revista APS, v. 18, n. 2, p. 199-204, 2015.

PAN, M. et al. Molecular mechanisms for antiagingby natural dietarycompounds. Molecular Nutrition & Food Research, v. 56, p. 88-115, 2012.

PEREIRA, A. M. et al. Apoio psicológico à terceira idade: suporte técnico a uma instituição de longa permanência de idosos de Catalão/GO. Perspectivas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 81-100, 2017.

PERSCH, F. L. et al. Eficácia da implantação das boas práticas de manipulação de alimentos em uma instituição de longa permanência para idosos. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 27, 2020.

ROCHA, F. N.; BARTHOLO, M. E. C.; MARQUES, M. M. Educação, saúde e qualidade de vida na velhice: um projeto de extensão bem-sucedido. Revista Fluminense de Extensão Universitária, v. 8, n. 1, p. 09-14, 2018.

SILVA, A. L. M. R. A importância da alimentação no envelhecimento saudável e na longevidade. Coimbra: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 2013. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/33270/1/TRABALHO%20FINAL.pdf. Acesso em: 14 jul. 2019.

SILVA, L. C. et al. Boas práticas na manipulação de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição. Demetra, v. 10, n. 4, p. 797-820, 2015.

SILVA, L. R. G. de et al. Análise comparativa entre o consumo alimentar de idosos hipertensos institucionalizados e as recomendações do plano dash. Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, v. 2, n.1, p. 1, 2015.

SILVA, S. M. R. Importância da utilização das ferramentas de gestão da qualidade para a produção de alimentos seguros: análise de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) na Cidade de Belém/PA. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão de Empresas) – Escola de Ciências econômicas e das Organizações, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, Portugal, 2012.

TEO, C. R. P. A.; SABEDOT, F. R. B.; SCHAFER, E. Merendeiras como agentes de educação em saúde da comunidade escolar: potencialidades e limites. Espaço para Saúde, v. 11, n. 2, p. 11-20, 2010.

UNFPA. Fecundidade e dinâmica da população brasileira. Brasília, DF: UNFPA, 2018. Disponível em: https://brazil.unfpa.org/sites/default/files/pub-pdf/swop_brasil_web.pdf. Acesso em: 09 maio 2020.

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Felix Wanderley, M. E., Alves dos Santos, P. P., & Benedetti, S. (2021). Contribuição da extensão universitária na melhoria da qualidade da alimentação servida em instituição de longa permanência para idosos em Naviraí - MS. BARBAQUÁ, 3(5), 7–21. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/3906