Práticas educativas em saúde como ferramenta para a disciplina de saúde coletiva: relato de experiência

Visualizações: 458

Autores/as

Resumen

Práticas educativas em saúde são ações envolvendo a participação de diferentes atores. O objetivo desta publicação foi relatar a experiência de ações de promoção de saúde como atividade da disciplina de Saúde Coletiva de um curso de Farmácia do interior do Mato Grosso do Sul. A estratégia foi aplicada no segundo semestre do curso, contemplando um momento prático extencionista, a fim de permitir ao aluno utilizar e exercitar estratégias de educação em saúde. Ao terem que empregar estratégias alternativas para alcançar o objetivo proposto, os acadêmicos passam a perceber a importância de uma abordagem adequada para envolver o paciente como agente transformador da sua saúde.  As ações de extensão podem ser utilizadas para o exercício prático dos conceitos trabalhados dentro da disciplina de Saúde Coletiva, de forma que o futuro profissional de saúde aproprie-se das ferramentas de educação em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Mary Mestriner Felipe de Melo, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS (UNIGRAN)

Doutora em Ciências da Saúde (UnB), Mestre em Microbiologia (UEl) e docente do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

Citas

BAGNATO, M. H. S. et al. Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular. Escola Anna Nery – Revista de Enfermagem, v. 13, n. 3, p. 651-656, 2009.

BATISTA, K. B.C.; GONÇALVES, O. S. J. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde e Sociedade, v. 20, p. 884-899, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? 1. ed. rev. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. 73 p.

CALDARELLI, P. G. A importância da utilização de práticas de metodologias ativas de aprendizagem na formação superior de profissionais da saúde. Revista Sustinere, v. 5, n. 1, p. 175-178, 2017.

CORREIA, R. L.; COSTA, S. L. da; AKERMAN, M. Procesos de enseñanza y aprendizaje en desarrollo local participativo. Interações, Campo Grande, v. 18, n. 3, p. 23-29, 2017.

FALKENBERG, M. B. et al. Health education and education in the health system: concepts and implications for public health. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 847-852, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MACHADO, A. G. M. ; WANDERLEY, L. C. S. Educação em saúde. São Paulo: Unifesp, 2011. Disponível em: http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/171. Acesso em: 11 jan. 2021.

MENDONÇA, E. T. de et al. Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 373-386, 2015.

OLIVEIRA, L. M. P.; LEITE, M. T. M. Concepções pedagógicas. Módulo Pedagógico. Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância. UNA-SUS UNIFESP, 2011.

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Melo, A. M. M. F. de. (2021). Práticas educativas em saúde como ferramenta para a disciplina de saúde coletiva: relato de experiência. BARBAQUÁ, 3(5), 69–77. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/4054

Número

Sección

Relato de experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a