A dinâmica da convivência em uma instituição de acolhimento

Visualizações: 170

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.6451

Resumen

O projeto de extensão na instituição de acolhimento de meninos adolescentes foi desenvolvido pela Liga Acadêmica de Psicologia Jurídica e Serviço Social (LAPJUS), a fim de compreender a rede de apoio e as relações sociais que o adolescente encontrará e como serão refletidos na elaboração de seus sentimentos, principalmente com a chegada e a partida de pessoas da instituição. A institucionalização é uma das medidas tomadas pelo Estado quando o núcleo familiar negligencia a assistência básica e a garantia de direitos ao indivíduo. O estudo é um relato de experiência da vivência que foi realizada em uma casa de acolhimento no interior de Minas Gerais e apresenta relatos de quatro graduandos em Psicologia e integrantes da LAPJUS. Os extensionistas desenvolveram oficinas e buscaram observar o que a mudança de configuração dos residentes causaria naqueles que permanecem na casa. Foi identificado que os adolescentes vivenciavam um misto de emoções e demonstravam sentir as rupturas dos vínculos que se desfaziam abruptamente, visto que encontravam nos cuidadores e outros residentes o apoio buscado na família. Concluiu-se que a extensão com apoio das oficinas teve respostas positivas, uma vez que conseguiu abordar os sentimentos vivenciados com a entrada e a saída repentina de residentes da instituição, acolhendo-os e oferecendo suporte frente ao rompimento dos vínculos. Assim, a liga buscará desenvolver novas atividades de extensão que consigam entrar em contato com a vulnerabilidade social para que, dessa forma, ofereça escuta e valide as expressões dos sujeitos que participam e experienciam essa dinâmica.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia Lima Gallo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente no curso de psicologia (departamento IELACHS), foi coordenadora da Liga Acadêmica de Psicologia Júridica e Serviço Social

Mariana da Silva de Paula, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente no curso de psicologia (departamento IELACHS), foi coordenadora da Liga Acadêmica de Psicologia Júridica e Serviço Social

Matheus Diogo Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente no curso de psicologia (departamento IELACHS), foi coordenador da Liga Acadêmica de Psicologia Júridica e Serviço Social

Vinicius Nogueira Máximo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente no curso de psicologia (departamento IELACHS), foi coordenador da Liga Acadêmica de Psicologia Júridica e Serviço Social

Helga Yuri Silva Okano Andrade, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atualmente é psicologa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais , comarca de Uberaba-MG , e docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção familiar e violência infanto-juvenil, possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade de Uberaba (1993) e mestrado em Saúde Mental MA IN MENTAL HEALTH STUDIES - PORTSMOUTH UNIVERSITY (1997) Inglaterra.

Citas

ARPINI, D. M. Repensando a perspectiva institucional e a intervenção em abrigos para crianças e adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 70-75. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932003000100010. Acesso em: 6 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932003000100010

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.

LEMOS, S. C. A.; GECHELE, H. H. L.; ANDRADE, J. V. Os vínculos afetivos no contexto de acolhimento institucional: um estudo de campo. Psicologia: Teoria e Prática, [s. l.], v. 33, n. 1, p. 1-10, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e3334

LUVIZARO, N. A.; GALHEIGO, S. M. Considerações sobre o cotidiano e o habitar de crianças e adolescentes em situações de acolhimento institucional em abrigo. Revista Terapia Ocupacional, [s. l.], v. 2, n. 22, p. 191-199, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i2p191-199

MARTINS, E.; SZYMANSKI, H. Brincando de casinha: significado de família para crianças institucionalizadas. Estudos de Psicologia, [s. l.], v. 9, p. 177-187, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000100019

NUNES, M. A. C. Auto-conceito e suporte social em adolescentes em acolhimento institucional. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica Dinâmica) – Faculdade de Psiclogia, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

OLIVEIRA, L. de M. M.; RESENDE, A. C. Estudo de sintomas depressivos em crianças sob situação de acolhimento institucional. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 10, n. 1, p. 55-63, jun. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472016000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.24879/201600100010047

PESSALACIA, J. D. R.; MENEZES, E. S.; MASSUIA, D. Bioethikos, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 423-430, 2010.

RAYANE, D. B.; SOUSA, D. H. A. V. de. Privação afetiva e suas consequências na primeira infância: um estudo de caso. Revista InterScientia, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 90-111, dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/721/601. Acesso em: 29 ago. 2021 DOI: https://doi.org/10.26843/interscientia.v6i2.721

ROSA, E. M.; NASCIMENTO, C. R. R.; MATOS, J. R.; SANTOS, J. R. O processo de desligamento de adolescentes em acolhimento institucional. Estudos de Psicologia, Natal, v. 17, n. 3, p. 361-368, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300003. Acesso em: 8 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300003

SIQUEIRA, A. C. Instituições de abrigo, família e redes de apoio social e afetivo em transições ecológicas na adolescência. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Gallo, L. L., de Paula, M. da S., Barbosa, M. D., Máximo, V. N., & Andrade, H. Y. S. O. (2023). A dinâmica da convivência em uma instituição de acolhimento. BARBAQUÁ, 5(9), 38–52. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.6451

Número

Sección

Relato de experiência