A dinâmica da convivência em uma instituição de acolhimento

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.6451

Resumen

O projeto de extensão na instituição de acolhimento de meninos adolescentes foi desenvolvido pela Liga Acadêmica de Psicologia Jurídica e Serviço Social (LAPJUS), a fim de compreender a rede de apoio e as relações sociais que o adolescente encontrará e como serão refletidos na elaboração de seus sentimentos, principalmente com a chegada e a partida de pessoas da instituição. A institucionalização é uma das medidas tomadas pelo Estado quando o núcleo familiar negligencia a assistência básica e a garantia de direitos ao indivíduo. O estudo é um relato de experiência da vivência que foi realizada em uma casa de acolhimento no interior de Minas Gerais e apresenta relatos de quatro graduandos em Psicologia e integrantes da LAPJUS. Os extensionistas desenvolveram oficinas e buscaram observar o que a mudança de configuração dos residentes causaria naqueles que permanecem na casa. Foi identificado que os adolescentes vivenciavam um misto de emoções e demonstravam sentir as rupturas dos vínculos que se desfaziam abruptamente, visto que encontravam nos cuidadores e outros residentes o apoio buscado na família. Concluiu-se que a extensão com apoio das oficinas teve respostas positivas, uma vez que conseguiu abordar os sentimentos vivenciados com a entrada e a saída repentina de residentes da instituição, acolhendo-os e oferecendo suporte frente ao rompimento dos vínculos. Assim, a liga buscará desenvolver novas atividades de extensão que consigam entrar em contato com a vulnerabilidade social para que, dessa forma, ofereça escuta e valide as expressões dos sujeitos que participam e experienciam essa dinâmica.   

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Biografía del autor/a

Lívia Lima Gallo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente no curso de psicologia (departamento IELACHS), foi coordenadora da Liga Acadêmica de Psicologia Júridica e Serviço Social

Mariana da Silva de Paula, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente no curso de psicologia (departamento IELACHS), foi coordenadora da Liga Acadêmica de Psicologia Júridica e Serviço Social

Matheus Diogo Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente no curso de psicologia (departamento IELACHS), foi coordenador da Liga Acadêmica de Psicologia Júridica e Serviço Social

Vinicius Nogueira Máximo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente no curso de psicologia (departamento IELACHS), foi coordenador da Liga Acadêmica de Psicologia Júridica e Serviço Social

Helga Yuri Silva Okano Andrade, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atualmente é psicologa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais , comarca de Uberaba-MG , e docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção familiar e violência infanto-juvenil, possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade de Uberaba (1993) e mestrado em Saúde Mental MA IN MENTAL HEALTH STUDIES - PORTSMOUTH UNIVERSITY (1997) Inglaterra.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Gallo, L. L., de Paula, M. da S., Barbosa, M. D., Máximo, V. N., & Andrade, H. Y. S. O. (2023). A dinâmica da convivência em uma instituição de acolhimento. BARBAQUÁ, 5(9), 38–52. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.6451

Número

Sección

Relato de experiência