Relatos de extensão da UEMS com estudantes de ensino médio em Paranaíba

O conhecimento de cidadania ativa por meio da constituição da República Federativa do Brasil de 1988

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e7703

Palabras clave:

Constituição, Direitos Humanos, Cidadania, Ensino médio

Resumen

O objetivo deste projeto foi dialogar com jovens secundaristas da Escola Estadual “José Garcia Leal” e da escola particular “Objetivo”, ambas do município de Paranaíba-MS, acerca de noções básicas de Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), cidadania e direitos humanos (DH). Diante desse propósito, o projeto foi realizado com a metodologia do DAnR (direito achado na rua), por meio de rodas de conversas, a fim de levar o ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Paranaíba à comunidade externa. A extensão contribuiu para que alunos e alunas tivessem a possibilidade de ter acesso a seus direitos fundamentais, e assim possam exercê-los. Nesse sentido, ressalta-se a importância da ação em campo (escolas), como espaço da cidadania, contato direito com a Constituição Brasileira, que não está no currículo, para abordagem direta e específica dos direitos.

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Biografía del autor/a

Mateus Magalhães da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Pós-Graduado em Direito. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduando em Ciências Sociais, Licenciatura (UEMS). Ex-estudante de Administração Pública da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Aprovado no 9 período durante a Faculdade de Direito no Exame 37 da OAB. Foi conselheiro municipal da juventude no Conselho da Prefeitura de São João da Barra-RJ (2018-2019). Militante em projetos de extensão universitários. Foi autor e coordenador do projeto de extensão internacional intitulado "É preciso conversar com adolescentes de ensino médio sobre drogas (i)lícitas para evitar graves consequências na saúde e vitimização social." Foi monitor/bolsista na Disciplina de graduação intitulada "Ciência Política", por 2 anos. Realizou intercâmbio em Jujuy, na Argentina, como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão Internacional (PIBEXin) da UEMS com estadia na UCSE-DASS. Foi bolsista-colaborador do Projeto de Estudos e Pesquisas "Direito e Literatura", por 5 anos (2019-2023). Autor de livro, capítulos de livros, artigos científicos e periódicos. Áreas de interesse: Direito Constitucional; Direitos Fundamentais; Criminologia Crítica; Cidadania; Direitos Humanos; e Justiça Juvenil.

Isael José Santana , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica- PUC - SP, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito de Marília -UNIVEM. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP- e, especialista em direito penal e processo Penal pela UNIVEM. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Marília -UNIVEM- SP. Já atuou como docente de Filosofia nos Ensinos Fundamental e Médio. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS nos cursos de Direito e Ciências Sociais e professor dos cursos de especialização em Políticas Públicas , cultura e sociedade -UEMS e em Direitos Humanos- UEMS. Tem experiência prática como advogado e experiência acadêmica na área de Direito e de Filosofia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Direitos Fundamentais e Ciência Política e criminologia, Membro do Comitê interno de pesquisa 2019/2020 reeleito biênio 2020/ 2022, Membro do Comitê de extensão eleito biênio 2021/2023. membro do CEPE eleito mandado 2022/2024, Coordenador do laboratório de Direitos humanos do Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão(CEPEED), Membro do conselho do CEPEED. Líder do grupo de estudos " Criminologia diálogos críticos", pesquisador com a temática direcionada a questão de violência contra mulheres e meninas , extensionista na mesma área , coordenador do grupo ?dialogando igualdades? da Coordenadoria da mulher em situação de violência doméstica e familiar (TJMS). Coordenador adjunto do curso de Direito 2023/2025.

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Publicado

2024-05-22

Cómo citar

Silva, M. M. da, & Santana , I. J. (2024). Relatos de extensão da UEMS com estudantes de ensino médio em Paranaíba: O conhecimento de cidadania ativa por meio da constituição da República Federativa do Brasil de 1988. BARBAQUÁ, 6, e7703. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e7703

Número

Sección

Relato de experiência