Relato de experiência extensionista com interface entre saúde pública e educação
Visualizações: 443Resumo
Este artigo visa apresentar o relato de experiência de um projeto de extensão, denominado “Saúde Pública em Ação”, o qual é desenvolvido entre professores e acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco, na cidade de Campo Grande-MS. O projeto envolve diferentes áreas do conhecimento e tem como principal objetivo desenvolver ações interdisciplinares a partir da temática de saúde única com públicos diversificados, de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. As ações se desenvolvem a partir de diferentes aspectos, desde realização de palestras, oficinas, orientações domiciliares, brincadeiras, participação em eventos sociais, ações educativas em escolas e realização do Dia de Saúde Pública na UCDB, o qual desenvolve-se no campus da Universidade, por meio da visitação de professores e estudantes de escolas da educação básica, da rede pública e privada de Campo Grande. Ao longo do passeio, os visitantes além de conhecerem diferentes espaços da Universidade, desenvolvem ações relacionadas à temática de saúde única. A partir do desenvolvimento das ações do projeto, é possível identificar o quanto a extensão universitária oportuniza o enriquecimento da formação acadêmica, pessoal e humanística tanto de professores como de estudantes, os quais, além de compartilharem seus saberes com a sociedade, por meio da relação dialógica e das interações que estabelecem com o público atendido, têm suas vivências, práticas e conhecimentos enriquecidos e dinamizados.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 14, n. 43, p. 645-667, set./dez. 2014. Disponível em: www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=14717. Acesso em: 28 fev. 2020.
BISCARDE, D. G. D. S.; PEREIRA-SANTOS, M.; SILVA, L. B. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, [s. l.], n. 18, p. 177-186, 2014.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm.Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Resolução nº 07 de 18 de dezembro de 2018. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 15 abr. 2020
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 7. ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
LIMA, C. L. D. C. O papel da extensão na universidade. Leopoldianum, Santos, v. 28, n. 78, p. 11-38, jun. 2003.
MENEZES NETO, P. E. Universidade: ação e reflexão. Fortaleza: Edições UFC; Imprensa Universitária, 1983.
MISKOLCI R.; PEREIRA P. P. G. Educação e saúde em disputa: movimentos anti-igualitários e políticas públicas. Interface, [s. l.], n. 23, 2019.
RAMOS, Douglas Massoni; VIEIRA, Márcia Aparecida Lima. Extensão universitária: da teoria à prática. In: MOSTRA ACADÊMICA, 10., 2012. Anais Eletrônicos. UNIMEP, 2012. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vPPzcyfNGcsY8A4IC4Pp2HZnaN0CFyCT/view Acesso em: 14 ago. 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, O. D. da. O que é extensão universitária? Integração ensino, pesquisa, extensão, v.III, ano 9. 1997. Disponível em: https://www.ecientificocultural.com/ECC3/oberdan9.htm. Acesso em 29 de outubro de 2019.
SÍVERES, L. O princípio da aprendizagem na extensão universitária. In: SÍVERES, Luiz (org.). A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília, DF: Liber Livro, 2013.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Paula Zaikievicz Azevedo, Magyda Arabia Araji Dahroug Moussa, Paula Helena Santa Rita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.